Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 24.09.21 - 17h40

PCR promove ação de vacinação anticovid para lembrar Dia Nacional dos Surdos

Ação acontece na Associação de Surdos de Pernambuco (ASSPE), localizada no bairro da Torre. Ao todo, 100 doses serão aplicadas.

Em alusão ao Dia Nacional dos Surdos, celebrado domingo (26), a Prefeitura do Recife promoverá, neste sábado (25), um mutirão de vacinação contra a covid-19 para as pessoas surdas moradoras do Recife. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão na Associação de Surdos de Pernambuco (ASSPE), na Torre, das 8h às 12h, aplicando doses em quem ainda não tomou qualquer dose ou quem está com a segunda dose em atraso. A ação acontece em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife.

Quem tomou a primeira dose, deve esperar o tempo adequado, a depender do tipo de imunizante para receber a segunda. A população que tomou Coronavac precisa esperar até 28 dias para completar o esquema. O intervalo para aqueles que tomaram a Astrazeneca é de 90 dias. Já as pessoas que receberam o imunizante da Pfizer, podem finalizar o ciclo a partir de 60 dias da primeira dose.

No Recife, segundo o censo do IBGE 2010, das 431.359 pessoas com deficiência da cidade, 5,52% são pessoas surdas. No fim de maio, a Prefeitura liberou, no Conecta Recife, o agendamento para vacinação desse grupo. Logo em seguida, a gestão municipal instituiu a vacinação acessível, com a presença de intérpretes de libras em dois pontos da cidade, o Geraldão e a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Nos demais pontos, se houvesse necessidade, os profissionais realizavam chamadas de vídeo com os intérpretes, para facilitar o atendimento.

De acordo com o Vacinômetro, até agora, 10.609 pessoas com deficiência permanente receberam ao menos uma dose da vacina anticovid, enquanto 7.863 finalizaram o esquema com as duas doses ou a vacina de dose única.