NOTÍCIAS

Cultura | 24.10.11 - 12h06

Secretaria de Educação lança Programa de Qualidade de Vida do Professor

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife lançou, na tarde do último sábado (22), no Cinema São Luiz, o Programa de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde do Educador. Durante o evento, foi exibido o filme “Uma Professora Muito Maluquinha”, que faz parte do Festival Internacional de Cinema Infantil, com a presença de Carla Camurati, produtora da película.

De acordo com a secretária de Educação, Ivone Caetano, esta é uma ação pioneira da Prefeitura do Recife. “O programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do professor. Estamos realizando várias ações voltadas para elevar a auto-estima do educador. Ele também precisa ter formação cultural com acesso a bons livros, peças de teatro, filmes que, sem dúvida, contribuem para as práticas educativas”, concluiu. A ação faz parte da política de valorização do professor implementada pela Prefeitura do Recife.

Segundo a professora Silvana, umas das responsáveis pelo Programa, a ideia é oferecer aos educadores momentos para que ele possa relaxar. “Serão oferecidas oficinas de reflexologia, bioenergética, dança, palestras, entre outras ações. Tudo por adesão”, explicou. A iniciativa foi aprovada pela vice-dirigente da Escola Municipal Solano Trindade, Adélia Muniz. “É primordial cuidar do bem estar do professor. Melhorar a qualidade de vida do professor vai trazer retorno para a escola. Isso é muito bom”, comemorou.

As primeiras ações do programa serão desenvolvidas por meio do Projeto “Cuidar d@ Educador@”. Durante esta semana, de hoje (24) a sexta-feira (28), à noite; e sábado (29), pela manhã e à tarde, uma série de atividades serão realizadas no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena; e no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania, na Boa Vista, destacando temas de promoção da saúde física e mental e prevenção das patologias associadas à profissão, que contribuem para constantes afastamentos do ambiente de trabalho, sobretudo dos profissionais que atuam em sala de aula.

A pesquisa, realizada entre os dias 22/08 e 04/10, teve os seguintes temas eleitos pelos professores: Acupuntura, Dança de Salão, Hidroginástica, Yoga, Reflexologia, Oficina Vivencial, Alongamento, Exercícios de Bioenergética, Natação, Seminários, Roda de Terapia e Arteterapia.

Professores da rede com habilitação profissional específica nos campos de interesse desse projeto, bem como profissionais de fora da rede, reconhecidos pela sua atuação, serão os coordenadores dos encontros. Os educadores interessados precisam fazer a sua adesão no Portal do Professor (www.educar.recife.com).