NOTÍCIAS

Cultura | 24.10.12 - 16h21

João da Costa inaugura Academia da Cidade da Roda de Fogo

Novo polo garantirá espaço para aulas de ginástica, alongamento, quadra de esportes entre outros equipamentos de lazer

[caption id="attachment_27579" align="alignleft" width="334"] Novo polo garantirá espaço para aulas de ginástica, alongamento, quadra de esportes entre outros equipamentos de lazer. Foto: Inaldo Lins[/caption]

Na noite desta terça-feira (23), a solenidade de inauguração da Academia da Cidade de Roda de Fogo nem havia começado e Anderson já corria na pista de cooper. Várias pessoas jogavam damas nas mesas com tabuleiros. O grupo de capoeira Meia Lua Inteira treinava a ginga na quadra de cimento e o time de pelada Estrelão preparava-se para entrar no campo iluminado, cercado com telas e até com arquibancada. “Antes isso aqui era uma escuridão só, nem dava pra jogar à noite porque virava local de malandragem agora está essa beleza, o espaço foi muito bem aproveitado”, alegrava-se Adilson Lima, presidente do Estrelão, revelando que os 50 times de pelada da comunidade e arredores agora tinham um lugar para disputar suas partidas.

Foi nesse cenário movimentado que o prefeito João da Costa entregou à comunidade de Roda de Fogo, a nova Academia da Cidade. O equipamento teve investimento de R$ 1,2 milhão para ser construído e faz parte das 20 unidades pactuadas entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado dentro do 2 Plano de Obras do Orçamento Participativo.

Antes de ouvir os discursos de inauguração, os moradores tiveram um aulão de alongamento e aeróbica ministrado pelos professores Fúlvio, Iara e Angélica. O prefeito João da Costa logo após as apresentações relembrou a luta pela instalação da comunidade há exatamente 27 anos. Processo que ele acompanhou de perto como integrante do Movimento Popular. “Hoje, como prefeito voltar a este lugar e vê-lo transformado é uma grande alegria. Com esta Academia, as crianças terão lazer, os jovens vão praticar esporte, os idosos poderão cuidar da saúde, e todos terão uma qualidade de vida melhor”, disse João da Costa.

O gestor aproveitou para enumerar as demais obras já feitas na comunidade como calçamentos de ruas e saneamento básico e ainda deu uma outra boa notícia a todos. A finalização da ordem de serviço para a construção de um CMEI em Roda de Fogo. “Isto é fruto da luta de vocês através do Orçamento Participativo. Agora o que eu peço é que cuidem deste espaço que é de vocês”, finalizou João da Costa.

A Academia da Cidade de Roda de Fogo atenderá cerca de 25 mil pessoas e oferecerá atividades como ginástica, dança, jogos e esporte orientadas por profissionais. O polo conta com quadra poliesportiva, equipamentos para alongamentos e exercícios, pista para caminhadas, brinquedos, espaço para eventos, mesas e cadeiras, entre outros atrativos.

As próximas unidades da Academia da Cidade serão instaladas nas comunidades UR 5, Vila dos milagres, Bom Pastor, Praça do ABC, Parque de Santana, Sitio dos Pintos, Jovem Cap, Chã de Estrelas e Afrânio Godoy. Todas elas estão inseridas em áreas de vulnerabilidade social e têm cobertura da rede municipal de saúde.

Ao todo, a Administração Municipal já investiu mais de R$ 14 milhões no programa Academia da Cidade – que conta com 30 polos em funcionamento, nos quais atuam cerca de 150 profissionais e acadêmicos de educação física e nutrição. O valor foi empregado na construção e requalificação de espaços públicos de lazer, recursos humanos e na aquisição de equipamentos.