NOTÍCIAS

Cultura | 24.10.12 - 13h46

Servidoras participam de palestra sobre assédio moral

[caption id="attachment_27567" align="alignleft" width="334"] Evento foi coordenado pela Secretaria da Mulher. Foto: Irandi Souza[/caption]

O assédio moral no trabalho foi o tema de uma palestra promovida nesta quarta-feira (24) para as servidoras e as ocupantes de cargos comissionados da Prefeitura do Recife na programação do Mês do Servidor. Coordenado pela pasta Especial da Mulher, o evento, que aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, no 4º andar da prefeitura, teve como palestrante Suzineide Medeiros, mestra em Sociologia com especialização em Gênero e Sindicalismo pela Universidade Federal de Pernambuco.

Ao discutir o assunto estamos atendendo a uma demanda da 5ª Conferência Municipal da Mulher, ocasião em que foram dados os passos iniciais para elaboração do 1º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres”, disse a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira.

Na palestra, Suzineide Medeiros explicou que o assédio moral é facilmente identificado quando a trabalhadora passa por situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, com mais intensidade nas relações hierárquicas autoritárias, principalmente quando o homem é o chefe e a mulher sua subordinada. “Esse tipo de conduta negativa se devee a herança patriarcal do brasileiro onde predominam as condutas negativas e aéticas. O assédio, seja ele moral ou sexual, desestabiliza a relação da vítima com o seu ambiente de trabalho e, muitas vezes, leva a pessoa a desistir do emprego”, explicou a socióloga.

A sindicalista orienta as vítimas do assédio moral ou sexual a prestar queixa denunciando os agressores junto às ouvidorias, recorrendo ao ministério público e, em última instância, a justiça. “Em um caminho difícil de ser percorrido, mas pior do que não denunciar é silenciar”, ensina.