NOTÍCIAS

| 24.10.14 - 15h19

Seminário de Saúde Bucal discute importância do trabalho em equipe dos profissionais de odontologia

Foram discutidas ainda questões éticas que norteiam a profissão. (Foto: Irandi Souza/PCR)

A Secretaria de Saúde do Recife realizou nesta quinta-feira (23), em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO), no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, o Seminário de Saúde Bucal do Recife. O evento, que aconteceu em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, tratou da importância do trabalho em equipe dos profissionais de odontologia. Foram discutidas ainda questões éticas que norteiam a profissão.

Uma das palestras abordou como a integração entre dentista e auxiliar contribui para um bom serviço à população. “Estreitar laços e construir de forma coletiva o trabalho em saúde bucal junto aos coordenadores de área e aos entes envolvidos é a pretensão e objetivo da gestão”, disse a gerente de Políticas Estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde, Zelma Pessoa, que participou do evento. Além dela, estavam presentes o secretário de Comunicação do CRO, Eduardo Vasconcelos, e a coordenadora interina de Saúde Bucal do Recife, Maria Auxiliadora Costa.

O advogado Vinícius Santiago falou sobre o Código de Ética Odontológica. Um dos pontos discutidos foi o direito ao tratamento individualizado. “A satisfação do paciente é prioridade, temos que usar de todas as tentativas para que ele fique curado”, disse Vinícius.

Cirurgiã-dentista do Centro de Especialidade Odontológica (CEO) da Policlínica Agamenon Magalhães, Maria Isabel Barbosa, falou que é necessário o conhecimento nessa área jurídica, pois oferece mais segurança do profissional no atendimento ao paciente. “Saber mais sobre a conduta adequada em diversas situações que passamos é um diferencial para o profissional”, afirmou.

Para a coordenadora do CEO da Policlínica Agamenon Magalhães, Lúcia Pereira de Andrade, relembrar pontos teóricos são importantes para o exercício da profissão. “Recordar questões de ética reflete no nosso comportamento diário”, concluiu.