Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.10.17 - 12h29

PCR realiza ações para chamar atenção para os cuidados com a saúde da população negra

Atividades acontecerão em unidades de saúde, terreiros e outros locais da cidade

 

O Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra e Dia da Visibilidade das Pessoas com Doença Falciforme, no Recife, será lembrado com ações a partir desta quarta-feira (25). Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizarão palestras e rodas de diálogo sobre saúde da população negra, em unidades de saúde, terreiros e na Colônia Penal Feminina. O calendário completo com as atividades segue abaixo.

A programação terá início na quarta (25), na USF Clube dos Delegados, em Dois Unidos, onde a atividade ocorrerá junto com uma ação do Outubro Rosa. No local, haverá palestras sobre câncer de mama e saúde da mulher negra. Na quinta (26), a atividade acontecerá no SEST/SENAT, que fica no Porto da Madeira, com atividades lúdicas e palestras. No mesmo dia, o grupo de mulheres da Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, na Iputinga, promoverá uma roda de diálogo sobre visibilidade da anemia falciforme.

De acordo com Rosimery Santos, as datas são consideradas dois marcos importantes da política do Sistema Único de Saúde porque chamam a atenção para garantia dos direitos à população negra. “O objetivo é dar visibilidade a esta população que por muitos anos sofreu, e ainda sofre, as nuances do racismo na saúde. É provocar o debate, chamar atenção da sociedade e traçar estratégias para melhorar o enfrentamento a essas dificuldades”, explicou a coordenadora.

A doença – A doença falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns em todo o mundo, e é causada por uma má formação nas hemácias, que ficam em um formato semelhante a uma foice, causando uma falha no transporte de oxigênio. A pessoa acometida pela doença possui baixa imunidade, fazendo com que haja uma alta possibilidade de adoecimento e mortalidade.

As pessoas afetadas pela doença possuem, em geral, pele de cor preta ou parda e o diagnóstico precoce pode ser realizado durante o teste do pezinho (Triagem Neonatal) no recém-nascido, sendo ideal ser realizado do 3º ao 5º dia de vida. Na rede municipal de Saúde, as unidades de referência para o acompanhamento dos pacientes com doença falciforme são as Policlínicas Lessa de Andrade e Albert Sabin, através de encaminhamento feito pelas unidades de saúde da família.