NOTÍCIAS

Educação | 24.11.15 - 22h07

Alunos da rede municipal se preparam para mais uma competição de robótica

img_alt

Quarenta estudantes de cinco escolas da PCR disputam etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), em Natal. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)


Depois de conquistar o título nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), os alunos da rede municipal de ensino do Recife se preparam para encarar outro desafio. Quarenta estudantes de cinco escolas viajam nesta quinta-feira (26) para Natal, onde disputarão a etapa regional Nordeste do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). A competição é organizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e reunirá 500 times de escolas públicas e particulares de todo o País. O evento acontece na sexta (27) e sábado (28), na capital potiguar, e classifica os melhores colocados para a etapa nacional, em março de 2016, em Brasília.

Os alunos já estão se preparando para a competição há mais de um mês e finalizam os treinamentos de robótica nesta quarta (25), na Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra, que atende diversas escolas situadas no entorno da Várzea. Uma delas é a equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, formada por sete alunos, entre eles os três campeões nacionais da OBR. Maryllia Willyane Félix, Emerson Almeida e Gabriel Loureiro pretendem usar a experiência acumulada nas competições anteriores para, junto com os colegas Luan Alves, Gabriel Santos, Lucas José e Estevão Pereira, conseguir mais um bom resultado.

"Estamos caminhando bem e ultrapassando as dificuldades. Nossa pesquisa é sobre o tema lixo eletrônico. Fomos a campo e recolhemos materiais como CPUs e impressoras. Levamos tudo para uma instituição de reciclagem", explica Gabriel Loureiro. As outras escolas municipais que participarão do Torneio de Robótica First Lego League são a Arraial Novo do Bom Jesus, Iputinga, João XXIII e Mário Melo. Além dos quarenta estudantes, a delegação recifense é formada por 14 professores, sendo dez das unidades de ensino participantes e quatro coordenadores do Programa Robótica na Escola, desenvolvido em todas as unidades de ensino da Prefeitura do Recife desde 2014.

DESAFIOS - Os alunos terão pela frente o desafio "Trash Trek", que envolve a busca de soluções para a questão do lixo. Eles terão de identificar um problema na maneira como lidamos com os resíduos e desenvolver uma solução inovadora. Entre os temas abordados estão resíduos de comida, de eletrônicos e de materiais perigosos (lixo hospitalar, produtos químicos), aterros, processos de reciclagem e classificação do lixo. "Nossa ideia é levar o robô humanoide NAO para apresentar os resultados da pesquisa", aponta o professor Cid Espíndola, um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola e responsável por treinar a equipe campeã da OBR.

As equipes serão avaliadas também em outras três categorias. Na "Design de Robô", os alunos planejam, projetam e constroem robôs com peças Lego. Depois, eles apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida com uso da tecnologia Mindstorms. Na categoria "Core Values", o que conta é o trabalho em equipe e o espírito colaborativo entre elas. E finalmente, acontece o "Desafio do Robô", quando as máquinas autônomas cumprem missões na mesa da competição, em partidas de até dois minutos e meio.