NOTÍCIAS

Saúde | 24.11.15 - 10h15

Campanha procura pacientes com sintomas de tuberculose, no Recife

Pessoas em situação de rua são o público-alvo da estratégia

‘Tuberculose: testar, tratar, vencer’. Este é o tema da Campanha Municipal de Tuberculose, da Secretaria de Saúde do Recife, que acontece até a próxima sexta-feira (27), em busca de pessoas que apresentem sintomas da doença. O Dia D será realizado nesta quarta-feira (25), na Praça da Independência (Praça do Diário), das 15h às 20h. No Brasil, a cada ano, são notificados aproximadamente 80 mil casos novos.

Ao longo da semana, profissionais farão busca ativa dos sintomáticos respiratórios em todos os Distritos Sanitários. “Pessoas com tosse por mais de três semanas, com secreção, são o nosso alvo, nas ruas. Quem se encaixar nesse grupo, vai ser convidado a fazer o teste do escarro”, explica Ariane Bezerra, coordenadora do Programa de Enfrentamento as Doenças Negligenciadas (Sanar) da Prefeitura do Recife. Dados da Coordenação Municipal de Tuberculose apontam que a população em situação de rua apresenta 32 vezes mais chances de desenvolver a doença.

“A busca dos sintomáticos respiratórios constitui uma importante estratégia para identificação precoce dos casos novos e interrupção da cadeia de transmissão”, destaca Ariane Bezerra, “O objetivo é ter um diagnóstico precoce, favorecendo o acesso ao tratamento em tempo hábil e educação em saúde para população em geral”, completa.

No Dia D, que ocorrerá próxima quarta-feira (25), em parceria com o Governo do Estado, serão oferecidos diversos serviços, entre eles a coleta de escarro das pessoas com sintomas, testes rápido de HIV, sífilis e hepatites e palestra sobre tuberculose.

Dados epidemiológicos – No Brasil, acontecem, por ano, cerca de 4,6 mil mortes em decorrência de tuberculose. Pernambuco ocupa o quarto lugar do Brasil em taxa de incidência e o segundo lugar em mortalidade. No Recife, a taxa de incidência de tuberculose é de 102 casos por 100 mil habitantes em 2014, com taxa de mortalidade de 6,5 por 100 mil habitantes.

Sanar – Para atender as doenças negligenciadas transmissíveis (hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmitíase), a Prefeitura da Cidade do Recife criou em 2013 o programa SANAR-Recife, que promove o enfrentamento das doenças por meio de estratégias de prevenção e tratamento. O programa conta com ações como: assessoramento de Unidades de Saúde, acompanhamento e tratamento de casos, investigação dos casos, fortalecimento da assistência laboratorial, fortalecimento da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.