Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 24.11.23 - 12h39

Adota Pet: Prefeitura do Recife lança projeto de adoção de cães e gatos

A iniciativa vai colaborar com a atuação de Organizações Protetoras de Animais, que têm um trabalho importante de resgate de animais em situação de rua

Unindo a tecnologia com os cuidados e a paixão por animais, a Prefeitura do Recife lança, nesta sexta-feira (24), o Adota Pet, um projeto que vai facilitar a adoção de cães e gatos na cidade. Neste primeiro momento estão disponíveis para adoção 46 animais, que estão na unidade da Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, mais conhecida como CVA, Os interessados podem acessar o site adotapet.recife.pe.gov.br ou aplicativo Conecta Recife e escolher o pet tão desejado. O anúncio foi feito pelo prefeito do Recife, João Campos.

“A partir de agora, a Prefeitura do Recife já conta com o serviço do Adota PET. Unindo tecnologia, solidariedade e a luta pelos direitos dos animais, vamos potencializar o número de animais adotados na nossa cidade. Por isso, a recomendação é para que todos os interessados já se dirijam ao Conecta ou ao site e garantam a sua adoção, seja de um gatinho ou um cachorro”, afirmou João Campos.

Após escolher o animal no site, os cidadãos podem solicitar a adoção dos mesmos. Nesse momento, a pessoa pode solicitar conhecer o animal por chamada de vídeo, facilitando a visualização, sem a necessidade do deslocamento até o local onde o cão ou gato encontra-se. Após a ligação, onde também será realizada uma entrevista para concluir se o cidadão está apto a adotar o animal em questão, formaliza-se o processo por meio de assinatura de um Termo de Responsabilidade e o animal finalmente poderá ir para um lar. Caso o cidadão deseje, o encontro com o animal poderá ser presencial e não por chamada de vídeo.

“No Recife há um grande número de animais em situação de vulnerabilidade nas ruas. Uma significativa parcela desses animais também já nascem nas ruas, resultado da reprodução descontrolada. Observamos este cenário e vamos possibilitar, com esse projeto, uma melhoria na qualidade de vida dos animais, e aos que também se encontram nas ONGs aguardando adoção”, afirmou Rafael Figueiredo, diretor de Tecnologia da Prefeitura do Recife e vice-presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel). O processo de criação, bem como o desenho do portal, foi coordenado pela Emprel e contou com a colaboração direta da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD). A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais também está no apoio e fortalecimento dessa iniciativa.

As ONGs também possuem um papel fundamental para que centenas ou mesmo milhares de animais tenham a possibilidade e uma nova vida, encontrando um novo lar onde possuam o amor e respeito que merecem. Elas atuam resgatando e mantendo sob sua tutela animais que encontram-se nas mais diversas condições, seja em situação de rua, vítimas de maus-tratos físicos, abandonados por seus antigos tutores ou em diversas outras situações degradantes. Por isso, a gestão municipal criou um chamamento público onde as organizações que são atuantes no Recife e prestam esse tipo de serviço já podem se inscrever para colaborar com esta iniciativa. As informações de como participar estão no edital disponibilizado no site adotapet.recife.pe.gov.br.