NOTÍCIAS

| 24.12.14 - 11h39

Consultório na Rua promove ação de Natal com ​pessoas em ​vulnerabilidade social

A visita de ontem foi como todas as outras, mas com um motivo a mais para ficar guardada na memória dos usuários: o Natal. (Foto: Cortesia)

Eram 20h da terça-feira (23) quando duas vans das equipes do Programa Consultório na Rua chegaram a um dos locais mais movimentados do bairro do Jordão, no Recife. Profissionais do Consultório na Rua da Secretaria de Saúde do Recife levaram um motivo a mais para atender as pessoas que vivem em vulnerabilidade social, em situação de rua. Eles realizaram uma pequena comemoração de Natal.

Em pouco tempo, usuários se aproximaram, cumprimentando motoristas, psicólogos, assistentes e agentes sociais da equipe que faz intervenções in loco nas terças e quintas-feiras, nos Distritos Sanitários 1, 6 e 8. A visita de ontem foi como todas as outras, mas com um motivo a mais para ficar guardada na memória dos usuários: o Natal.

Com uma mensagem educativa e de reflexão, os integrantes do CnaR levaram o projeto ‘Meu Natal na Rua...’. A proposta foi motivar os usuários a escrever ou desenhar algo que representasse a data para eles. E o resultado foi um mural, contendo palavras que simbolizavam os mais diversos sentimentos e desejos. Entre eles, o de Geraldo Reis, de 44 anos. “É amor. Mas é também o nascimento de Jesus, quem nos livra de muitas coisas até hoje”, disse. “Desejo de saúde e oportunidade, porque quando vocês chegam aqui, se alguém está doente, vocês ajudam a levar até pro (sic) posto”, resumiu o serralheiro Inácio Monteiro, de 43 anos.

Para a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Cláudia Miranda, que acompanhou a ação, não faltaram significados. “Acolhimento, inclusão, cuidado, vínculo e resgate de cidadania”, disse ela. “É uma ação simples, para demarcar a data, mas um espaço para fortalecimento do vínculo com cada um deles, porque não trabalhamos somente com o cuidado físico, mas também com o cuidado da vida, já que viver é se cuidar”, falou a coordenadora do Consultório na Rua do Recife, Brena Leite.

Reconhecimento feito por outro usuário assistido pela equipe. “Meu pedido de Natal é para que a gente conheça mais gente da paz, como eles, que vêm aqui para trazer o bem, apenas”, declarou, em voz alta, Roberval Costa, de 34 anos, responsável por guardar o mural em uma sala do Polo da Academia da Cidade onde eles se encontram.

CnaR - O Programa foi lançado no Recife em maio deste ano, inicialmente nos Distritos Sanitários avaliados como tendo mais pessoas em situação de Rua - DSs 1, 6 e 8. A proposta é lidar com os diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua (PSR), prestando atenção integral à saúde de forma itinerante e in loco. Sempre que necessário, compartilham o cuidado com as equipes de saúde da família, com os CAPS, serviços de urgência e emergência e outros pontos de atenção da Rede.

Para o cuidado integral, o CnaR tem como uma de suas principais atividades a articulação dos vários serviços da rede de atenção à saúde, contanto ainda com outras Secretarias como Assistência Social, Educação, Habitação, bem como a sociedade como todo. "Uma de suas atribuições é a promoção de atividades coletivas, a ser vivenciadas na própria rua – como rodas de conversa com usuários, onde é escolhido um tema e é trabalhado em grupo", explica a coordenadora Brena Leite.

Atualmente, o Programa tem 161 pessoas cadastradas nos DS 1 e 6 - o levantamento do DS 8 está em andamento. Desse total, 113 receberam atendimento pelas equipes e foram encaminhadas para a rede de atenção à saúde, com demandas como necessidade de pré-natal, passando pelo tratamento pelo uso de álcool, além de tuberculose e hanseníase, entre outros fatores.