NOTÍCIAS

| 24.12.14 - 11h29

Mutirão conscientiza população para o controle da dengue e chikungunya

Agentes de Saúde promoveram a ação no Alto do Mandu. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

Mais de 500 casas do Alto do Mandú, na Zona Norte da cidade, receberam Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da Secretaria de Saúde do Recife. Eles promoveram um mutirão na manhã desta terça-feira (23), na comunidade do Alto do Mandu, para chamar a atenção à responsabilidade da população no controle dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.

Durante as visitas, foram distribuídos folders informativos com informações sobre as duas doenças. Entre os dias 18 e 20 deste mês, foi feito um mutirão para alertar sobre a proliferação do mosquito caso a população não siga as orientações dos agentes de saúde. Também foram distribuídas capas para proteção de caixa d’água.

Segundo a gerente do Distrito Sanitário III, Lara Hazin, é fundamental que a população se conscientize sobre os riscos das doenças. “Muitas pessoas da comunidade deram entrada na unidade de saúde local apresentando sintomas de dengue, porém, não se preocupavam em cuidar da própria casa e remover fatores de risco, como água parada”, explicou.

O aposentado Antônio Belarmino é morador da comunidade, e não conhecia os riscos da febre do Chikungunya. “Agora que sei que o mesmo mosquito pode transmitir tanto a Dengue quanto a Chikungunya, vou tomar cuidado redobrado com a minha casa”, afirmou Antônio.