NOTÍCIAS

Cultura | 24.12.14 - 11h22

Prefeito prestigia estreia do "Baile do Menino Deus" ao lado da família

O espetáculo seguirá, no Marco Zero, até quinta-feira (25), sempre às 20h, com entrada gratuita. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Milhares de pessoas lotaram o Marco Zero do Recife, nesta terça-feira (23), para conferir o maior espetáculo natalino de Pernambuco: "O Baile do Menino Deus - Uma Brincadeira de Natal". Com patrocínio da Prefeitura do Recife, há 11 anos o enredo reúne crianças, Mateus e uma série de personagens fantásticos da cultura popular nordestina para celebrar o nascimento de Jesus com muita música e dança. Ao lado da sua família, o prefeito Geraldo Julio fez questão de prestigiar a estreia da montagem, que seguirá até a quinta-feira (25), sempre às 20h, com entrada gratuita.

“Foi um espetáculo maravilhoso. O figurino esse ano está lindíssimo. Os artistas trabalharam com muita alegria. A gente percebe o orgulho dos atores e dançarinos. É uma festa da cultura pernambucana no nosso ciclo natalino. Uma marca importante do Recife, que vai se consolidando a cada ano e a Prefeitura quer ajudar cada vez mais. Esse evento é um patrimônio do Recife”, cravou o prefeito Geraldo Julio, que estava acompanhado da primeira-dama, Cristina Melo, e dos filhos filhos, além de outros familiares.

A partir de uma grande ópera popular, o espetáculo apresenta dois Mateus, que juntos a um grupo de crianças, tentam abrir uma porta para celebrar o nascimento do menino Jesus, com o consentimento de Maria e José em meio à aparição de personagens fantásticos como o Anjo Bom, o Jaraguá, a Burrinha Zabilin e a Ciganinha. Este ano, o cenário foi totalmente reformulado. A criação faz referência às pontes do Recife e ladeiras de Olinda. A obra é do dramaturgo Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima.

No elenco, a novidade fica para a atriz Greyce Braga, que estréia como uma palhaça nos entreatos, junto com o artista circense italiano Damiano Massaccesi, que veio ao Brasil especialmente para o espetáculo. Este ano, o Baile do Menino Deus comemora os 31 anos de criação da emocionante e divertida obra, um dos textos mais montados em todo o país.

Lançada em 1983, a peça ganhou formato de cantata natalina com a direção de Ronaldo Correia de Brito. Desde então, reúne atores, músicos e bailarinos para um dos grandes marcos do calendário da cidade. “Natal existe em todo o Brasil, mas Baile do Menino Deus só tem no Recife, em Pernambuco”, disse, com orgulho, o diretor.

Lara Rodrigues tem apenas nove anos, mas sabia, na ponta da língua, todas as músicas do espetáculo. “Desde criancinha minha mãe me traz para assistir essa peça. Eu gosto das músicas e me divirto bastante com as cenas. Todo ano, insisto para a minha mãe me trazer aqui”, disse a menina, que estava acompanhada dos pais e dos dois irmãos mais velhos.