Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 25.01.18 - 16h36

Programa Acolhe Vida Recife participa da programação do Janeiro Branco na Colônia Penal Feminina

Na ocasião, cerca de 50 reeducandas participaram de rodas de diálogo sobre saúde mental e atividades culturais

 

O Programa Acolhe Vida Recife, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, participou, nessa quarta-feira (24), da ação promovida pelo Governo do Estado, na Colônia Penal Feminina do Recife, em alusão à Campanha Janeiro Branco, que promove discussões sobre saúde mental. A programação incluiu atividades culturais e uma roda de diálogo sobre saúde mental e estratégias sobre cuidado pessoal.

De acordo com Ana Paula Marques, gerente de Cuidado da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod), o atendimento realizado pela equipe do Programa Acolhe Vida é feito com um olhar integral para os usuários, não apenas com o recorte da droga. "Apesar de ser um programa voltado para usuários de álcool e outras drogas, olhamos para o indivíduo e buscamos compreender como a vida dele funciona. Entendemos que a vida é feita de escolhas e que podemos oferecer novas oportunidades", destacou a gerente.

Edilene Ferreira, assistente social da Colônia Penal Feminina, falou sobre a importância da atividade para as reeducandas. "Elas costumam sentir bastante saudade da família, sobretudo dos filhos, e ficam bastante sensíveis aqui. A depressão é recorrente. Muitas têm histórico de uso de drogas e tudo isso compromete a saúde mental delas. Então trazer uma equipe para falar sobre saúde mental é extremamente necessário", disse a assistente social.

A reeducanda Patrícia Brito, de 37 anos, participou das atividades e adorou ter pessoas com quem conversar. "Aqui nos sentimos muito tristes e sozinhas por sentirmos falta da nossa família. Poder desabafar com alguém alivia um pouco a dor”, avaliou Patrícia, que está detida há seis meses.

PROGRAMA ACOLHE VIDA RECIFE - O Programa Acolhe Vida Recife trabalha diretamente com o cuidado de usuários de drogas e seus familiares através de escuta qualificada em terapias individuais e em grupo, além de fazer encaminhamentos para as redes de saúde, assistência social e complementar. As equipes atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife; todas as quintas-feiras no Compaz do Cordeiro, e, nas sextas-feiras, no Compaz do Alto Santa Terezinha. Os interessados em outras informações devem ligar para o telefone 3355.8210.