Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 25.01.24 - 23h45

Prefeitura do Recife anuncia programação da Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, e QG do Frevo

img_alt

Pátio de São Pedro celebrará o Mangue e a diversidade, enquanto Arsenal promove encontros entre cultura popular, novas gerações, além de tradições carnavalescas e nomes da cena nacional. QG do Frevo será palco da salvaguarda do mais pernambucano dos ritmos. (Foto: Leo Motta/PCR)

 

Depois de anunciar a grade de atrações do principal palco da festa, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife anuncia a programação de três dos principais polos da folia momesca. O QG do Frevo, Praça do Arsenal e Pátio de São Pedro irão transitar por diversos ritmos e gêneros e trazer nomes como Marcelo D2, Geraldo Azevedo, Fafá de Belém, Mestre Ambrósio, Karina Buhr e Arnaldo Antunes, entre outros. Na próxima semana serão divulgadas as atrações de novos polos. 

A Cultura Popular também se faz presente, seja abrindo estes três  palcos ou se tornando local de celebração de encontros. O Arsenal será palco do Encontro de Caboclinhos e Índios no domingo de Carnaval, enquanto na segunda o palco do Arsenal dá espaço ao Encontro de Blocos Líricos. Em todos os dias de folia, os shows da Matriz da Cultura Popular - MCP, terão como abre-alas apresentações de agremiações e brinquedos que integram os 49 polos da folia da festa.

O Arsenal, que tem se tornado o segundo maior palco da festividade momesca na cidade, ratifica mais uma vez sua importância enquanto espaço que celebra a diversidade em uma transição de públicos, que começam a chegar de tarde em busca de cultura popular, dando lugar a foliões notívagos que procuram novidades musicais e medalhões da cena local e nacional. Promovendo esse encontro entre todos os públicos, desfilarão por lá nomes como Teresa Cristina, Mestre Ambrósio, Geraldo Azevedo, Rubel, Arnaldo Antunes, Martins, Fafá de Belém, Filipe Catto, Isadora Melo, Raquel Reis e Marcelo D2.

O Pátio de São Pedro, que foi um dos espaços de resistência do movimento Manguebeat e abriga o Memorial Chico Science, terá sua programação toda voltada para nomes e vozes que fincaram uma antena parabólica no mangue recifense, ecoando os ritmos e sonoridades de Pernambuco mundo afora. Roger de Renor e seu Som na Rural irão abrir as noites que abrigarão nomes como Mundo Livre, Maciel Salu, Chico César, Banda Eddie, Karina Buhr, Cascabulho, Ave Sangria, Isaar, Sandra de Sá e Chinaina. Ressalte-se que, no sábado, o Pátio de São Pedro dá vez e voz ao Palco da Diversidade, com uma programação voltada para o público LGBTQIA+, garantindo o livre exercício da alegria, num carnaval inclusivo para todos, todas e todes.

Na Praça da Independência, o tradicional QG do Frevo se torna palco e garantia das manifestações que permeiam e circundam a sonoridade como música e passo, letra, harmonia e dança. Pelo local, irão performar nomes como Spok, Maestros Duda, Nunes, Edson Rodrigues, Forró e Oséas, além da Orquestra 100% Mulher, Balé Popular do Recife, Cia Trapiá de Dança de Pernambuco e Balé Deveras, entre outros.

Confira a programação completa dos polos