NOTÍCIAS

Cultura | 25.02.13 - 12h39

Ação de limpeza nos canais já retirou 16 mil metros cúbicos de lixo

CANAL_8358749020_d4211407f8_c-INT fOTO: aNDRÉA rÊGO bARROS Gestão vai realizar a limpeza em todos os 66 canais até maio. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Com a determinação de se antecipar e preparar a cidade para o período de chuvas, a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), deu início, desde o começo do ano, à ação de limpeza dos canais que cortam o município. Do dia 4 de janeiro até agora, já foram retirados um total de 16 mil metros cúbicos de lixo dos canais que tiveram a intervenção concluída e de outros com a ação em andamento.

O trabalho começou no canal Vasco da Gama – Peixinhos, mais conhecido
como Canal do  Arruda. A execução da limpeza prossegue no local, de
onde já foram retirados 7.838 metros cúbicos de lixo. A equipe conta
com 20 homens, que utilizam uma dragline, uma retroescavadeira e 16
caminhões-caçamba para realizar o serviço.

Além do método convencional, a limpeza também é feita através de barragem móvel, um equipamento capaz de represar e provocar descargas sucessivas ao longo dos canais, com ou sem variação de maré. Até este mês, 34 canais foram beneficiados com a intervenção. Destes, 18 já tiveram o trabalho concluído e 16 estão em andamento, contando com uma equipe de 140 homens no total.

Para que esta ação tenha resultados efetivos, é necessário também que a população contribua. É importante que as pessoas residentes nas proximidades dos canais colaborem com a limpeza e a manutenção pública, respeitando os horários da coleta e evitando jogar
resíduos nos canais. Para consultar os dias da coleta, basta acessar o
linkhttp://www.recifelimpa.com.br/bp/, e colocar o CEP ou o nome da rua, ou ainda ligar para o número 156 da Emlurb.