NOTÍCIAS

Cultura | 25.03.13 - 12h18

População do Recife ganhará Jardim Botânico requalificado em agosto

Os recursos liberados pelo prefeito serão investidos em obras físicas, paisagismo e aquisição de novos equipamentos. (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Os recursos liberados pelo prefeito serão investidos em obras físicas, paisagismo e aquisição de novos equipamentos. (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

A população do Recife ganhará um Jardim Botânico requalificado e com muito verde já em agosto de 2013. O prefeito Geraldo Julio esteve no equipamento na manhã desta segunda-feira (25) e assinou decreto liberando R$ 350 mil do orçamento do município para que a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade realize uma intervenção no local. Um dos últimos remanescentes de floresta atlântica da cidade, o Jardim Botânico será aberto também aos finais de semana após a requalificação, para que recifenses e turistas possam aproveitar o espaço por mais tempo. O ato de hoje é o primeiro de outros que serão realizados pela Prefeitura em comemoração à Semana da Árvore.

De acordo com o prefeito, a requalificação vai oferecer ao recifense uma nova forma de declarar o seu amor pela cidade. “Depois do dia de ontem, eu estou muito feliz hoje. Tudo o que aconteceu em nossa cidade com a Ciclofaixa de Turismo e Lazer e o lançamento do projeto ‘Recife Antigo de Coração’ nos fez perceber a quantidade de pessoas que querem revelar o amor que têm pela cidade. Em cada ato, oportunidade ou porta que é aberta para as pessoas, elas demonstram isso. E essa requalificação é uma nova janela para o povo do Recife. O ato de hoje vai garantir um equipamento com qualidade à população”, pontuou.

Depois da assinatura do decreto, Geraldo Julio ressaltou a preocupação da Prefeitura em fazer com que a preservação do meio ambiente possa fazer parte vida das pessoas. “Temos uma meta ousada, que foi a escolha, no dia do aniversário do Recife, de a gente ter 100 mil novas árvores dentro da nossa gestão. É uma meta ousada”, afirmou.

Os recursos liberados pelo prefeito para o Jardim Botânico serão investidos em obras físicas, paisagismo e aquisição de novos equipamentos. A reforma inclui diversas melhorias na estrutura física, como a substituição total da cerca em madeira e a implantação de uma sede para a Brigada Ambiental, que contará com área administrativa, vestiários, banheiros, depósitos para material apreendido e equipamentos de trabalho.

O orquidário ganhará um novo teto; sua bancada será revitalizada e as plantas em exposição serão renovadas. (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) O orquidário ganhará um novo teto; sua bancada será revitalizada e as plantas em exposição serão renovadas. (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Na requalificação, também está prevista a troca de 82 placas de identificação de árvores e de sinalização das trilhas. O orquidário ganhará um novo teto; sua bancada será revitalizada e as plantas em exposição serão renovadas. As coleções de cactos e de bromélias vão dispor de um local próprio para exibição.

Outro espaço beneficiado pela iniciativa será o Jardim Sensorial. Criado para que as pessoas, especialmente os cegos, sintam o cheiro, a textura e a forma das plantas, ele terá os expositores recuperados e receberá novas espécies. Lá, ainda serão instaladas novas placas de identificação dos vegetais com leitura em braile.

As intervenções vão tornar o Jardim Botânico mais confortável e acessível. Como a sede da Brigada Ambiental também será transferida para o local, o equipamento ficará mais seguro, permitindo, inclusive, sua abertura nos fins de semana e o estímulo à visitação de moradores e turistas - hoje, ele é aberto de terça à sexta.

Além das obras físicas, a Prefeitura vai adquirir cadeiras de rodas e reforçará as atividades educativas com a instalação de um Núcleo de Educação Ambiental (NEA) no JBR.

“Precisávamos dotar o Jardim Botânico de equipamentos para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência e de idosos, assim como ter um espaço bem estruturado para sensibilizar os visitantes sobre a importância de proteger nosso patrimônio natural”, explicou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.




SEMANA DA ÁRVORE – Ainda como parte da comemoração pela Semana da Árvore, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vai oferecer uma série de atividades à população. Nesta terça-feira (26), das 8h às 13h, será realizada uma Louvação à Gameleira, no Sítio de Pai Adão, no bairro de Água Fria. O evento reunirá os terreiros de candomblé e haverá uma mesa de debates sobre o tema “Planta Sagrada e o Meio Ambiente”, além da colocação da placa de tombamento da gameleira centenária.

Já na quarta-feira (27), às 9h, a PCR realizará o plantio de 1.010 mudas, por meio do Projeto de Revitalização de Áreas Verdes (PRAVs). O assentamento das plantas ocorrerá no terreno ao lado do Conjunto Habitacional Alto da Esperança, no bairro de Dois Unidos, e contará com a participação de 40 estudantes da Escola Municipal Alto do Maracanã. Com mais de 54 mil m2, o terreno receberá 14 tipos de espécies nativas da Mata Atlântica. Entre elas: Araçá, Amescla de Cheiro, Babatenon, Cajá, Chichá, Oiti da Praia e Pau-Brasil.