NOTÍCIAS

| 25.03.14 - 17h35

Ação marca o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose no Recife

[caption id="attachment_44798" align="alignleft" width="680"] Programação com orientações e exames médicos foram o foco da Secretaria de Saúde. (Foto: Carlos Augusto/Arquivo PCR)[/caption]



Como forma de educar e orientar a população, a Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas – SANAR, realizou nesta segunda-feira, 24, a primeira ação que marca o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta, principalmente, os pulmões. O evento de abertura da campanha foi realizado na Centro Pop Glória, na Boa Vista, área central do Recife.

Durante o dia, a mobilização contou com campanha educativa para divulgação dos sinais e sintomas da tuberculose, oferta de exame de baciloscopia (teste do escarro). A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a equipe do Consultório de Rua, da Secretaria de Saúde do Recife.

A campanha tem como objetivo alcançar, resgatar e tratar a população vulnerável no Recife (moradores de rua), realizar atividades de busca ativa de casos, realização de exame e de educação em saúde para população em geral. A abertura no Centro Pop Glória foi realizada pela equipe do Consultório de Rua, que apresentou um esquete sobre os sintomas e a importância de seguir o tratamento, que dura geralmente seis meses. A idéia é intensificar a realização de testes do escarro e promover o diagnóstico precoce, propiciando acesso aos focos da tuberculose e o tratamento adequado, evitando a disseminação do bacilo causador da doença. Durante a ação, foram realizados 25 testes sugestivos, ou seja, com sintomas da tuberculose.

Para conseguir uma maior adesão, a ação será realiza e, escolas e em policlínicas. “Atingindo a população de rua, conseguimos encontrar o foco da doença, tratar as pessoas portadoras do bacilo e evitar a proliferação da doença”, destacou a coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose no Distrito Sanitário I, Wandrea Figueiredo. De acordo com ela, o cidadão identificado com a doença é encaminhado para tratamento em uma Unidade de Saúde da Família e será acompanhado pela equipe do Sanar.

Além da conscientização por meio de palestras e teatro, foi disponibilizado aferição de pressão, baciloscopia de escarro (exame principal no diagnóstico), teste de glicemia e distribuição de preservativos.

Para a moradora de rua, Slane Raíssa, de 19 anos, o teste vai tirar a dúvida se ela contém a bactéria. “Eu não tenho tosse, mas sinto dor nos pulmões e nas costas. O meu parceiro é que tem tosse, e se ele tem tuberculose eu também posso ter, por isso fiz o exame”, disse a moradora de rua, que foi atendido no Centro Pop Glória.

A ação continuará nas próximas semanas, em diferentes pontos da Capital pernambucana. No dia 3 de abril, a Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, receberá uma ação educativa, com realização do teste do escarro e abertura de uma sala de acolhimento destinado aos pacientes diagnosticados com a doença. Outra ação correrá na Escola Costa Porto, no bairro do Coque.



SANAR - RECIFE

Para atender as doenças negligenciadas transmissíveis, como hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmitíase, a Prefeitura da Cidade do Recife criou o programa SANAR-Recife, que promove o enfrentamento das doenças por meio de estratégias de prevenção e tratamento. O programa conta com ações como: assessoramento de Unidades de Saúde, acompanhamento e tratamento de casos, investigação dos casos, fortalecimento da assistência laboratorial, fortalecimento da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.