NOTÍCIAS

Cultura | 25.03.14 - 18h47

Dentista do Bem: Estudantes da Rede Municipal recebem atendimento odontológico gratuito

Cerca de 250 alunos de 11 a 17 anos da Escola Municipal Pedro Augusto passaram por exames e 60 deles terão que realizar tratamento dentário. O atendimento será oferecido até que completem 18 anos. (Foto: Irandi Souza/PCR)

Pelo menos 60 estudantes da rede municipal do Recife vão ter acesso a atendimento odontológico gratuito até os 18 anos por meio de parceria da Secretaria de Educação com o Projeto Dentista do Bem. Eles foram selecionados na manhã desta terça-feira (25), quando cirurgiões-dentistas da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Turma do Bem realizaram uma triagem entre 250 alunos da Escola Municipal Pedro Augusto, no bairro da Boa Vista. A ação é voltada para jovens entre 11 e 17 anos e faz parte do evento Mega Triagem, realizado nesta terça em países da América Latina e em Portugal.

O evento também tem como foco promover a melhoria da saúde bucal dos estudantes e pode ser estendido para outras unidades. Durante a triagem, observou-se que cerca de 60 alunos apresentaram necessidade de tratamento dentário. Eles serão encaminhados aos consultórios dos cirurgiões-dentistas voluntários para receber atendimento gratuito até completarem 18 anos.

“Essa ação em parceria com o Projeto Dentista do Bem está ofertando aos nossos estudantes um bem-estar com a melhora da saúde bucal. Estamos proporcionando um atendimento de qualidade para esses jovens, desde tratamento simples até os mais complexos”, reforçou gerente da Unidade de Apoio Social da Secretaria de Educação do Recife, Paula Carneiro.

O estudante Wanderson Roberto Paz de Oliveira, do 6º ano da Escola Municipal Pedro Augusto, comentou que a iniciativa permite realizar tratamentos a que muitos estudantes não teriam acesso sem essa parceria. “Estamos tendo a oportunidade de receber uma ação de cidadania. Depois do tratamento vamos ter nossos dentes perfeitos”, afirmou.

A cirurgiã-dentista Ana Claudia Samico, do Projeto Dentista do Bem, explicou que o tratamento odontológico na escola não beneficia apenas os estudantes, mas também enriquece a experiência dos odontólogos participantes. “Essa ação é muito importante para a vida dos alunos. O tratamento vai de uma simples obturação até a colocação de aparelho ortodôntico. Quando vemos a felicidade deles após o resultado final, percebemos que a nossa participação no projeto é gratificante”.