NOTÍCIAS

Cultura | 25.03.14 - 18h33

Termina nesta quarta o curso de gestão de resíduos sólidos da SecMulher Recife

[caption id="attachment_44800" align="alignleft" width="680"] Curso beneficiou 50 catadoras de material reciclável. (Foto: Irandi Souza/PCR)[/caption]

Termina nesta quarta-feira (26), o curso de gestão de resíduos sólidos, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, que beneficiou 50 catadoras de material reciclável. O evento será no Centro Comunitário Salesiano, na Estrada do Arraial, às 9h. Este foi o primeiro curso do programa Mulher, Trabalho e Renda cujo objetivo é empoderar as mulheres para o mundo do trabalho e teve um investimento de R$149.877,50.

Além da formação técnica, as catadoras tiveram palestras, com a equipe de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, sobre benefícios sociais e documentação, junto a orientações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). No dia 3 de abril, a gerência de saúde da mulher, da Secretaria da Saúde do Recife, irá realizar uma semana de atendimento integral com as participantes e seus filhos menores de 18 anos, na policlínica Salomão Kelner, no bairro de Água Fria.

“Nosso objetivo foi fortalecer essas mulheres através da formação sociopolítica e da formação técnica voltada para o mundo do trabalho. Agora, elas já sabem dos seus direitos, de como combater a violência e estão preparadas para atuar no galpão da Emlurb”, disse a secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro. As alunas foram incentivadas a saírem da catação avulsa e formarem cooperativas para atuarem no Galpão de Triagem da Emlurb, que está sendo construído no Arruda.

“Eu adorei o curso, foi muito importante quando estudei o racismo e a violência contra a mulher, mudou a minha vida, me sinto muito mais preparada hoje. Aprendi muito com o curso, quero ficar na cooperativa, sair das ruas”, falou Flaviana Maranhão, aluna do turno da tarde. A ação teve parceria da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) e foi executada pela Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (Fase).