NOTÍCIAS

| 25.03.14 - 12h27

Vacinação contra o HPV começa nas escolas do Recife

[caption id="attachment_44796" align="alignleft" width="680"] Escolas da rede municipal e da rede privada receberão o programa de imunização. (Foto: Antônio Tenório/PCR)[/caption]

Começou nesta segunda-feira, 24, a vacinação contra o Papiloma Vírus Humana (HPV) nas escolas municipais das redes pública e privada. Atendendo a um calendário, a unidades de Educação receberão os profissionais do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife para vacinar as meninas com idades de 11 a 13 anos, com autorização dos pais ou responsáveis. A vacinação ocorre nos turnos da manhã e da tarde nas escolas, além das unidades de saúde, e deve atingir 36,2 mil crianças e adolescentes da Capital.

O primeiro dia foi considerado tranquilo. Uma das escolas que recebeu o programa foi a Sede de Sabedoria, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. A gestora em exercício Rosa Helena Santos, disse que a conversa com os pais facilitou a vacinação. “Os pais foram comunicados, houve uma conversa e um trabalho de conscientização. E todas as 78 meninas da escola, que estavam dentro da faixa etária, foram vacinadas”, contou.

Uma das estudantes foi Keyla Karla da Silva Gomes, de 11 anos. “Minha mãe conversou comigo e disse que era para tomar a vacina. Ela me explicou que a vacina faz bem para mim, porque vai evitar que eu tenha câncer no útero”, explicou a menina. 

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, Elizabeth Azoubel, a demanda deve ser grande. “Tem muitos pais esperando a vacinação começar nas escolas. Inclusive, algumas já estão entrando em contato conosco para saber quando os alunos vão receber a vacina”, afirmou Elizabeth. A vacinação nas escolas públicas e privadas atende a um calendário definido por cada Distrito Sanitário.