NOTÍCIAS

| 25.04.14 - 17h59

Combate à Hipertensão: servidores da PCR e visitantes terão a oportunidade de fazer prevenção

Ação no prédio da PCR será das 8h30 às 11h30  

As ações de combate à hipertensão promovidas pela Secretaria de Saúde do Recife prosseguem na segunda-feira (28) com programação no mezanino da Prefeitura do Recife, a partir das 8h30. O prefeito Geraldo Julio e o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, abrirão as atividades que contarão com enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de professores de educação física.

Serão realizados testes de saúde e exercícios físicos. Pessoas que apresentarem algum indicativo de hipertensão serão orientadas a procurar tratamento nos serviços de referência. Diariamente, cerca de 10 mil pessoas circulam no prédio da PCR, sendo quase 6 mil servidores.

Estima-se que, no Brasil, 30 milhões de pessoas sejam hipertensos. Para alertar a população sobre a doença, o Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, referência no tratamento da hipertensão, preparou atividades para o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão com ações que iniciaram nesta sexta-feira no Parque da Jaqueira e no Centro Ermírio de Moraes, encerrando na segunda-feira na PCR. Além da aferição da pressão arterial, servidores e transeuntes poderão fazer teste de glicemia e avaliação de circunferência abdominal.

A Hipertensão Arterial caracteriza-se pela elevação persistente dos níveis pressóricos. O valor da pressão é considerado normal quando está abaixo de 140x90 (ou 14 por 9, como é conhecido popularmente). O ideal é que seja 12 por 8. A consequência da pressão arterial não controlada dentro da margem estabelecida vai gerar danos a “órgãos-alvo”, como o cérebro, coração, rins, retina e vasos sanguíneos, o que pode provocar derrame e/ou infarto do miocárdio, por exemplo. Uma alimentação saudável, controle da quantidade de sal, pratica de atividades físicas, além de combate ao estresse e ao sedentarismo são dicar para evitar a hipertensão.