Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.04.18 - 19h29

Jovens do programa Hoje Menina, Amanhã Mulher iniciam segunda etapa do projeto

img_alt

O prefeito Geraldo Julio conheceu as jovens que estão se formando com um novo olhar sobre a cidade e o papel da mulher na sociedade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A cidade do Recife agora recebe 60 jovens ativas no empoderamento feminino e com formação sociopolítica em gênero. Na tarde desta quarta-feira (25), o prefeito Geraldo Julio cumprimentou em seu gabinete as participantes do programa Hoje Menina, Amanhã Mulher, que vem capacitando e orientando as adolescentes sobre direitos das mulheres, ao longo de oito meses, com atividades diversas sobre direito à cidade e feminismo. O projeto é uma ação inovadora desenvolvida pela Secretaria da Mulher do Recife em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Embaixada dos Estados Unidos e o Centro de Mulheres do Cabo e chegou a segunda etapa, onde estão sendo realizadas aulas-passeio voltadas para o fomento de articulação de redes e participação política nas comunidades em que residem.

"Esse é um projeto muito importante, primeiro porque temos a parceria da Unicef, que acreditou no projeto e escolheu o Recife para realizar esta ação. Segundo porque é uma ação de comportamento e forma pensamento das pessoas. O machismo é muito marcante na desigualdade entre homens e mulheres e é a mudança de comportamento que vai permitir que tenhamos menos desigualdade na nossa cidade. Essas meninas, depois de passarem por toda essa vivência, preparação e aprendizado, estão prontas pra mudar o rumo da nossa história, ajudando outras pessoas com quem elas convivem, sendo influenciadoras e reduzindo a desigualdade de gênero", declarou o prefeito Geraldo Julio.

O projeto, que teve início em 2017, contou com sete oficinas de empoderamento, reforço da cidadania e construção de identidade. Cerca de 60 meninas de 13 a 18 anos participam do programa nos Centros Comunitários da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, Eduardo Campos e no Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago. As estudantes foram escolhidas através de uma busca ativa nas comunidades para selecionar as garotas que tinham perfis de liderança, com objetivo de tornar as participantes multiplicadoras de cidadania em suas comunidades. A iniciativa é uma realização da Prefeitura do Recife com o UNICEF e a Embaixada dos Estados Unidos, e conta com a parceria técnica do Centro de Mulheres do Cabo.

Para a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa, o projeto é de extrema relevância porque modifica hábitos. “Essas meninas todas tiveram a possibilidade de entrar em contato com temas que são extremamente importantes para a construção de uma mulher feminista. Elas construíram conteúdos que tratam do enfrentamento à violência, empoderamento feminino, à desigualdade no trabalho, ao assédio sexual, a importância de se assumir funções públicas, entre outros temas. Então, a gente tá entregando a cidade 60 líderes que poderão, nas suas comunidades, nos seus trabalhos futuros e na sua escola influenciarem meninas e meninos contra o machismo", destacou.

Robert Gass, chefe do território semi-árido para a Unicef, comentou a satisfação em ver a realização do programa . "Este projeto é muito importante, pois temos lideranças femininas da Prefeitura, capacitando e empoderando jovens de comunidades da cidade. Essas meninas agora, depois de aprender sobre assuntos de gênero, racismo, feminismo, sobre direitos das mulheres, depois de oito meses de imersão, são jovens prontas para transformar a sociedade. Foi muito gratificante ver como elas estão mais fortes, conscientes e maduras sobre este trema", destacou o representante da Unicef sobre o programa.

Nívea Maria de Lima, de 16 anos, falou do quanto foi gratificante passar pelo projeto. "O projeto trouxe muito conhecimento pra todas nós que somos de várias comunidades do Recife, onde esses conceitos não chegam tão facilmente. Quebramos muitos paradigmas, e agora entendemos a importância que temos e estamos nos conscientizando cada vez mais que podemos ocupar qualquer lugar. A luta continua e eu vou ser uma dessas pessoas que vou continuar", afirmou a jovem.

Depois de participarem de atividades culturais e aulas-passeio, as meninas consolidam todo o conhecimento que acumularam durante as sete oficinas sobre empoderamento e feminismo e seguem para uma segunda etapa do projeto: colaboram com o olhar da juventude para a discussão do Plano municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher que será apresentado para as três turmas contribuírem com o documento e debaterem suas impressões e expectativas, em junho. Além disto, o grupo também participa da construção da perspectiva de gênero nas diretrizes urbanas do Recife.