NOTÍCIAS

Cultura | 25.05.11 - 11h55

Secretaria de Direitos Humanos capacita profissionais da área de segurança

Temas relacionados aos direitos humanos de crianças e adolescentes nortearam a capacitação

Durante todo o dia desta terça-feira (24), cerca de 400 profissionais da área de segurança que trabalham em edifícios, hotéis e lojas, assim como síndicos e administradores desses estabelecimentos, participaram de uma capacitação em direitos humanos voltada para temática da criança e do adolescente. A iniciativa, uma parceria do projeto Faça Parte da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) com o programa De Olho na Rua do Sindicato da Habitação de Pernambuco e da Secretaria de Defesa Social (SDS), aconteceu no Centro Cultural Rossini Alves Couto.

O representante da Secretaria de Defesa Social, Major Moura, apresentou como funciona o sistema de comunicação entre os edifícios e a central da SDS, que funciona via rádio. Segundo ele, “o método garante credibilidade e agilidade na resposta e ação no combate a qualquer tipo de violência que os porteiros possam identificar ou no socorro de possíveis vítimas”.

Fazendo um apresentação sobre os direitos da criança e do adolescente, a Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, frisou as formas denunciativas de abuso e exploração sexual contra o público infanto-juvenil. Sobre o principal objetivo da parceria, Amparo afirmou que “o porteiro é grande aliado no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, pois se encontram em um lugar privilegiado e tem contato direto com a polícia através do rádio”.

Muito satisfeito com a capacitação, o porteiro Edvaldo Silva, elogiou o evento da SDHSC. “É muito importante palestras que falam sobre os direitos humanos, sobre o social, porque quando falamos sobre isso, estamos falando de nós mesmos”, disse.