Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.05.20 - 12h17

Parceria entre Prefeitura do Recife e UFPE amplia capacidade de testagem para covid-19 em dois mil exames por semana

img_alt

Testes são do tipo RT-PCR, considerado o mais eficaz no diagnóstico da doença. Operação, acordada em convênio no dia 6 de abril, começa amanhã. Anúncio foi feito nesta segunda (25), pelo prefeito Geraldo Julio e reitor Alfredo Gomes (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Em uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será ampliada a capacidade de testes para o novo coronavírus em 2 mil resultados por semana. Os exames são do tipo RT-PCR, considerado o mais eficaz no diagnóstico da doença. Ao lado do reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Alfredo Macedo Gomes, o prefeito Geraldo Julio fez o anúncio sobre o início das testagens na manhã desta segunda-feira (25), durante coletiva de imprensa na sede da PCR, realizada em transmissão pela internet. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19. 

O prefeito Geraldo Julio destacou que a ação é resultado de união, do trabalho coletivo e uma soma de esforços entre a PCR e a UFPE. “Nós anunciamos nos mês de abril uma parceria com a Universidade Federal para realização de testes tipo RT-PCR. Uma iniciativa do professor Alfredo, que juntando os esforços da universidade conseguiu oferecer essa parceria à Prefeitura e nós de pronto aceitamos. Estamos agora em maio para anunciar que a UFPE já está pronta para iniciar esses exames. A universidade já realizou alguns em caráter experimental e a partir de amanhã já realiza diariamente os exames, com uma projeção de dois mil por semana do tipo RT PCR, o mais confiável para o acompanhamento da Covid na nossa cidade. Quero agradecer a Universidade Federal e ao professor Alfredo, por essa parceria”, disse o prefeito em coletiva. 

Na parceria, a Prefeitura do Recife ficará responsável pela aquisição dos testes e coleta do material, que enviará para o laboratório da UFPE. Já a Universidade usará seus equipamentos e o corpo técnico para analisar o material. “Hoje nós estamos concretizando a parceria. A Universidade já está realizando os testes, porque permite tanto a Prefeitura quanto a Universidade, aprofundar o estudo sobre o comportamento do vírus na nossa cidade e dar um salto de qualidade nas ações de enfrentamento a pandemia. Então sob a liderança da Prefeitura do Recife, que tem feito ações muito concretas, nós gostaríamos de dizer que estamos à disposição para outras iniciativas e que a Universidade vem nessa luta, não apenas fazendo testes, mas também desenvolvendo outras pesquisas como sequenciamento genético e o Hospital das Clínicas, que também faz parte do plano de contingenciamento”, avaliou o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Alfredo Gomes. 

O secretário de Saúde do Recife Jailson Correia lembrou que a Prefeitura do Recife tem priorizado parcerias como essa para conter o avanço da pandemia. “Inicialmente gostaria de celebrar esse momento muito importante em que a UFPE em parceria com a PCR, começa a dar início a uma nova fase de testagem. A PCR tem agido assim em parceria com as instituições científicas, com as instituições acadêmicas, em parceria com os empreendedores tecnológicos, a exemplo do Porto Social, das Universidades, como a Federal de Pernambuco e a Rural, a Universidade de Pernambuco, o Consórcio Nordeste e seu comitê científico, o Instituto Aggeu Magalhães da Fiocruz, reunindo esforços para o combate ao coronavírus”, disse o secretário.