Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.06.20 - 17h44

Festa para São Pedro com programação na terra, na água e na internet, mas sem aglomeração

img_alt

No próximo dia 29, o padroeiro dos pescadores será festejado com missa e celebração fluvial em Brasília Teimosa e com mais uma live no Sítio Trindade. De amanhã (26) até o próximo dia 29, o rala-bucho no parapeito da janela também está garantido pela Forrovioca (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


A folhinha do calendário junino virou e agora é São Pedro que ganha destaque no altar da festa promovida pela Prefeitura do Recife para celebrar as tradições e a resistência do povo nordestino, semeando esperança e assegurando renda aos trabalhadores da cultura em tempos tão duros. Até o próximo dia 29, devotado ao padroeiro dos pescadores, o forró continua na internet e pelas ruas da cidade, levado pelas Forroviocas para o pé do ouvido dos moradores de todas as regiões da capital pernambucana. 

A programação é fruto da articulação entre as secretarias de Cultura, de Turismo, Esportes e Lazer e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, com o suporte e aporte técnico, tecnológico e afetuoso da Presença Digital da Prefeitura do Recife.

O ciclo junino, que começou no último dia 16, com as rodas virtuais de conversa sobre o movimento quadrilheiro pernambucano, está sendo realizado com recursos da iniciativa privada, através de chamamento público, feito no ano passado, para seleção de patrocinador para os ciclos culturais da cidade. 

Forroviocas 
Amanhã (26) e também nos próximos dias 27, 28 e 29, mais 30 artistas desfilarão alegria pela cidade, levando o forró para perto da população. Entre os artistas que ainda irão embarcar na programação das Forroviocas, estão: Cezzinha, Almir Rouche, André Rio, Maciel Salu, Nena Queiroga, Maestro Forró, Liv Moraes, Azulão e Bia Marinho, Alcymar Monteiro, Terezinha do Acordeon, Walmir Chagas, Em Canto e Poesia, Nádia Maia, entre outros.

Site junino 
No arraial virtual que a Prefeitura providenciou para este São João, todo dia é de arrasta-pé. No site www.saojoaodorecife.com.br, tem forró pra todo gosto numa playlist com apresentações que dezenas de artistas gravaram de casa para animar a festa que cada um improvisou em casa. 

Tem palhinha de São João das bandas Luará, Luminar, Quinteto Sonhador, Balaio de Cheiro, dos trios Palha Fina, Virgolino, Forró Cheiroso, Forró Xodó, Moinho D’Água, Sanfona do Povo, do Coco do Serrote, Coco na Pisada do Mestre, e de dezenas de outras atrações. 

Tem ainda um bocadinho de cada coisa que o ciclo junino tem de melhor: brincadeiras e simpatias sob o comando da influenciadora Jurema Fox, aulão de forró com a bailarina e produtora cultural Andréa Carvalho e vídeo do chef Elsinho Simões, ensinando a fazer mungunzá salgado e bolo de fubá.

Os recifenses também poderão acompanhar a programação e os conteúdos juninos pelo Portal do Turismo (visit.recife.br); além dos outros canais oficiais da Prefeitura do Recife (youtube, instagram e facebook). 

Celebração dos pescadores 
No dia 29, Brasília Teimosa já amanhece celebrando o padroeiro dos pescadores. No bairro fundado ao redor da Colônia Z1, a programação também teve que ser adaptada, em função da pandemia. A tradicional missa em devoção ao santo será celebrada na Capela de São Pedro, a partir das 8h, com transmissão virtual, para fiel nenhum ficar de fora. Em seguida, o andor do santo seguirá em carro aberto até o Iate Clube, onde será embarcada, como acontece todos os anos, e conduzida até a Boca da Barra, na altura do Marco Zero. Os pescadores, que sempre enfileiram suas embarcações atrás do andor, para agradecer e rogar por mais um ano de pescaria farta, não poderão acompanhar a procissão, para evitar aglomeração. 

“Como já virou tradição, o arcebispo Dom Fernando celebrará a missa, que será transmitida também no Facebook da Arquidiocese de Olinda e Recife”, diz Humberto Ferreira, seminarista responsável pela programação, realizada pela Capela de São Pedro. O endereço é o: www.facebook.com/arquidiocesedeolindaerecife

Mais uma live
Na noite do dia 29, a partir das 19h, o Sítio Trindade será palco para mais uma live junina, nos mesmos moldes das transmissões realizadas no último dia 23, que alcançaram mais de 38 mil pessoas no Facebook e quase 22 mil pessoas no YouTube.

O forró online será ciceroneado por Josildo Sá, um dos homenageados deste resiliente ciclo junino, que receberá três convidados para a cantoria: Cristina Amaral, Maciel Melo e Petrúcio Amorim.

Os apresentadores serão a dupla Mateus e Catirina, que já emprestam sua alegria e irreverência aos festejos do Sítio há muitos ciclos juninos. A live junina será transmitida no Facebook do São João do Recife (facebook.com/saojoaodorecife) e da Prefeitura do Recife (facebook.com/prefeituradorecife) e também no YouTube da Prefeitura do Recife (youtube.com/prefrecife). A programação também será transmitida pela Frei Caneca FM (101.5).

Solidariedade 
Ainda tá em tempo de rimar celebração com doação. A arrecadação de recursos que serão destinados à compra de cestas básicas para a Sociedade dos Forrozeiros e para a Federação de Quadrilhas e Similares do Estado de Pernambuco (Fequajupe) continua. Basta acessar o site: http://queroimpactar.com.br/projeto/apoio-sao-joao-2020/.


PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO 2020

LIVES SÍTIO TRINDADE

DIA 29, a partir das 19h (sem a presença de público)

Josildo Sá recebe Cristina Amaral, Maciel Melo e Petrúcio Amorim 
Apresentação: Mateus e Catirina

FORROVIOCAS

DIA 26, a partir das 17h
Forrovioca 1 

Itinerário: Afogados - Areias (RPA 5)
Nádia Maia 
Cezzinha
Almir Rouche
Cascabulho

Forrovioca 2
Itinerário:  Bomba do Hemetério - Casa Forte  (RPA 3)
Patrícia Cruz
João Lacerda 
Forró Culé de Xá
Roberto Cruz

DIA 27, a partir das 17h
Forrovioca 1 

Itinerário: Imbiribeira - Pina (RPA 6)
Azulão
Em Canto e Poesia
Silvério Pessoa
André Rio

Forrovioca 2
Itinerário: Prado - Derby (RPA 4)
Nildinho da Paraíba 
Andrezza Formiga
Walmir Chagas   
Benil

DIA 28, a partir das 17h
Forrovioca 1
 
Itinerário: Recife Antigo - Santo Amaro (RPA 1)
Josildo Sá
Maciel Salu
Alcymar Monteiro
Liv Moraes

Forrovioca 2
Itinerário: Areias - Afogados (RPA 5)
Terezinha do Acordeon
Bia marinho
Vânia Airan
Amigos Sertanejo

DIA 29, a partir das 17h
Forrovioca 1 

Itinerário: Campo Grande - Linha do Tiro (RPA 2)
Nena Queiroga
Maestro Forró
Novinho da Paraíba
Luizinho de Serra

Forrovioca 2
Itinerário: Pina - Imbiribeira (RPA 6)
Gerlane Lops
Som da Terra
Fim de Feira