Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 25.06.20 - 16h32

Iniciativa Bloomberg e Prefeitura do Recife têm reunião de pontapé inicial para colaboração em Segurança Viária

img_alt

Parceria tem objetivo de implantar práticas para redução de acidentes de trânsito na cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global realizaram nesta quinta-feira (25) uma reunião virtual que marca o início oficial do apoio aos trabalhos de prevenção de acidentes de trânsito na capital pernambucana, principalmente daqueles que resultam em mortes e feridos. O apoio à cidade foi anunciado inicialmente em Fevereiro pela Fundação Bloomberg Philanthropies durante a 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em Estocolmo, na Suécia. As ações na política de trânsito resultaram na diminuição de 53,5% de acidentes de trânsito com vítimas fatais de 2012 até 2019. Espera-se que, com a parceria, a redução seja ainda maior.

Participaram desta reunião inicial de trabalhos, o secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, o líder técnico da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS, na sigla em inglês), Gustavo Sales, a representante da equipe de saúde da Bloomberg Philanthropies, Becky Bavinger e dos demais parceiros que passam agora a atuar oficialmente para apoiar a Prefeitura do Recife.

Com o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, o Recife passa a contar com uma equipe de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte as ações do poder público municipal em melhorias no gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização, educação e comunicação.  Os parceiros vão oferecer apoio técnico e também financeiro à cidade para implementação de estratégias comprovadamente eficazes para prevenção de mortes e feridos no trânsito, em consonância com as melhores práticas internacionais na área. Entre eles estão a OMS, National Association of City Transportation Officials – Global Designing Cities Initiative, Johns Hopkins International Injury Research Unit, World Bank’s Global Road Safety Facility, Vital Strategies International Association of Chiefs of Police.

"A Bloomberg Philanthropies está entusiasmada em fazer esta parceria com Recife nesta nova fase de nossa iniciativa de segurança no trânsito", disse Becky Bavinger, da Bloomberg Philanthropies. “Ao implementar as melhores práticas comprovadas e baseadas em evidências, Fortaleza conseguiu salvar vidas 578 em um período de cinco anos. Esperamos ter sucesso semelhante em Recife. Ao aderir à iniciativa, Recife prioriza acabar com as mortes evitáveis nas suas ruas.”

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, também demonstrou entusiasmo com o início da parceria. “Esse programa de segurança viária trará grandes especialistas para nos dar ensinamentos que possamos adotar na nossa cidade para redução de acidentes de trânsito, seja na área de fiscalização, engenharia de tráfego e, principalmente, na área de educação para o trânsito”, destacou.

Já tiveram reuniões iniciais para esta nova fase do projeto, que tem início em 2020 e duração de seis anos as cidades de Guayaquil, no Equador, Cali, na Colômbia e Buenos Aires, na Argentina. Ao todo serão 30 cidades dentro da Iniciativa, que já incluem Accra e Kumasi (Gana), Adis Abeba (Etiópia), Bogotá (Colômbia), Guadalajara (México), Hanói e Cidade de Ho Chi Minh (Vietnã), Kampala (Uganda), Mumbai, Bengaluru e Nova Délhi (Índia), além de São Paulo e Salvador.

Com base no sucesso de 12 anos de investimento, a Bloomberg Philanthropies anunciou ainda no mês de Fevereiro uma duplicação de seu apoio à segurança viária global, garantindo outros US$ 240 milhões entre 2020 e 2025 para salvar mais 600.000 vidas e evitar até 22 milhões de lesões em países de baixa e média renda ao redor do mundo, como o Brasil. Espera-se que o reinvestimento de seis anos na BIGRS duplique seu impacto até hoje. Desde 2007, a Iniciativa salvou cerca de 312.000 vidas e evitou até 11,5 milhões de feridos.

As lesões no trânsito são a 8ª principal causa de morte em todo o mundo e o número um em mortes de pessoas entre 5 e 29 anos. Mais de 1,35 milhão de pessoas morrem e até 50 milhões são gravemente feridas em acidentes de trânsito a cada ano. Além disso, as perdas econômicas são impressionantes - um relatório recém divulgado pelo Banco Mundial descobriu que reduzir pela metade as mortes e feridos no trânsito poderia adicionar 7-22% ao PIB per capita em 5 países selecionados de baixa e média renda nos próximos 24 anos.

Em Fortaleza, capital do estado vizinho do Ceará, o número de mortes no trânsito caiu cerca de 43% entre 2015 e 2019, período em que a cidade recebeu apoio da BIGRS, e também graças a forte decisão política do prefeito e toda equipe técnica em combater a epidemia de mortes e lesões no trânsito. As cidades de São Paulo e Bogotá, também registram redução de 37% e 16%, respectivamente, nas mortes provocadas por acidentes de trânsito no mesmo período.

Sobre Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global

A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).

Sobre a Bloomberg Philanthropies

A Fundação Bloomberg trabalha em 480 cidades em mais de 120 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização se concentra em cinco áreas principais para a criação de mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. A Fundação Bloomberg abrange todas as atividades de caridade de Michael R. Bloomberg, incluindo sua fundação e suas doações pessoais. Em 2018, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$ 767 milhões. Para mais informações, visite bloomberg.org ou siga no FacebookInstagramYouTube e Twitter.