Encontro marca o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Em comemoração ao dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho, a Prefeitura do Recife, por meio da secretaria Especial da Mulher, em parceria com a Diretoria de Igualdade Racial da secretaria de Direitos Humanos, realizou nesta quarta-feira (25), na Empresa de Urbanização do Recife – URB, um seminário com o tema "Irmandade Negra: reconhecimento da Luta das Mulheres".
Durante a palestra foram discutidas políticas públicas de inclusão para as mulheres negras do Recife. Na ocasião, Vera Baroni, integrante do grupo de Mulheres de Terreiro, apresentou duas cartas de moção, uma de repúdio à intolerância religiosa e outra de apoio à Sambada de Coco do Guadalupe.
O evento contou com a participação da Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco, Itanacy Ramos, da Casa da Mulher do Nordeste, Sony Santos, gerente de políticas de Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde do Recife, Vera Baroni, do grupo de Mulheres de Terreiro, Ana Paula Maravalho, integrande do observatório Negro e também da Secretária em exercício, Liliana Barros.
“Esse seminário é importante para rememorar o dia 25 de julho, quando aconteceu o I Encontro das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, na República Dominicana, em 1992 e fortalecer a consciência das mulheres negras, onde todas dividem a mesma história de escravidão, superação e luta pelo desenvolvimento igualitário e pelo direito de viver sem violência”, disse a integrante do observatório Negro, Ana Paula Maravalho. No final da palestra, houve a apresentação do Grupo de Percussão do Pina, Baque Mulher