NOTÍCIAS

| 25.07.14 - 16h32

Operação Mercado Limpo interdita 6 estabelecimentos e recolhe 9,5 toneladas de alimentos no Recife

Dois supermercados já foram autorizados para voltar a funcionar

Em coletiva à imprensa, realizada nesta sexta-feira, 25, os órgãos de defesa do consumidor apresentaram o balanço da Operação Mercado Limpo, realizada simultaneamente, ontem (24), em 12 supermercados do Recife. A ação resultou na interdição total de 06 estabelecimentos e parcial de outros 02, e na apreensão e inutilização de 9,5 toneladas de alimentos impróprios para consumo. Dois supermercados já receberam autorização para reabrir. A Operação envolveu mais de 100 profissionais da Vigilância Sanitária (Visa), ligada à Secretaria de Saúde do Recife, Ministério Público de PE, Procon-PE, Delegacia do Consumidor, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e Instituto de Pesos e Medidas (IPEM).

Os estabelecimentos Boa Mesa (Dois Unidos), Novo Dia (Brejo do Beberibe), Olho D´Água (Várzea) e Casa do Consumidor (Ipsep) ficarão fechados até cumprirem as exigências da Visa. Além disso, alguns produtos foram encontrados em temperatura inadequada. Na maioria dos estabelecimentos, as condições higiênico-sanitárias precárias foram determinantes para a suspensão das atividades. Produtos com prazo de validade vencido e mantidos fora da temperatura adequada também foram irregulares comuns a todos os locais.

A situação mais grave foi na Casa do Consumidor, que fica no bairro do Ipsep. “O local não tinha licença da Visa para abrir as portas. Além disso, a loja toda apresentava péssimas condições de higiene, onde constatamos fezes de roedores. No depósito, eles guardavam alimentos vencidos, e tinha uma praga de ratos”, afirmou a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Adeílza Ferraz.

A Visa já havia disponibilizado, durante reunião com a Associação dos Supermercados de Pernambuco (Apes) e Sindicato dos Panificadores (Sindipão), um check list de auto-inspeção, com orientações sobre as condições higiênico-sanitárias a serem seguidas. A lista pode ser encontrada para download no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

As equipes da Vigilância e do Procon voltaram, no fim da manhã desta sexta-feira, ao Supermercado Novo Dia, para recolher os alimentos apreendidos. “O que temos encontrado é um crime contra à saúde pública”, avaliou a gerente da Visa, Adeilza Ferraz. Ela ressaltou que as irregularidades continuam mesmo após todo o trabalho preventivo e reuniões com os representantes dos estabelecimentos para apresentar as normas

Os fiscais liberaram também, nesta sexta, o RM Express, na Boa Vista, e o Engenho Tavares, que fica no Engenho do Meio. Os dois corrigiram os itens que estavam irregulares, mas continuam respondendo a um processo administrativo.

Balanço - De março até agora, foram realizadas 53 inspeções. Desses, 32 estabelecimentos foram interditados totalmente e 10 parcialmente. Mais de 21 toneladas de alimentos foram apreendidos e tiveram de ser inutilizados, por apresentarem risco aos consumidores.