NOTÍCIAS

Cultura | 25.07.14 - 22h52

PCR debate Educação de Jovens e Adultos no Fórum Metropolitano

Professores e estudantes de mais de dez municípios do Grande Recife trocaram experiências com o objetivo de integrar as políticas públicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos. (Foto: Antônio Tenório/ PCR)



Durante toda tarde e noite desta sexta-feira (25), 150 profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação do Recife, professores, estudantes e representantes da sociedade civil de mais de dez municípios do Grande Recife participaram do 14º Fórum Metropolitano de Educação de Jovens e Adultos, realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. O encontro tem como foco fortalecer e integrar as políticas públicas voltadas a essa área da educação.

Com o objetivo de socializar as experiências vividas em sala de aula, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho como as temáticas EJA e a educação inclusiva, Diversidades, Currículos e EJA na educação prisional. Ao final do encontro, acontece uma plenária onde são aprovadas as principais ideias para serem apresentadas aos governantes.

A gerente-geral de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Recife, Adilza Gomes, afirmou que esses debates vão fortalecer a política de ensino da Rede Municipal do Recife. "Aqui no fórum temos profissionais de EJA representando todas as cidades da Região Metropolitana, além da sociedade civil; todos trocando ideias e experiências que vão nos ajudar a melhorar o atendimento aos nossos estudantes. O fortalecimento do ensino de EJA é uma das prioridades da nossa gestão, pois queremos que os alunos deem continuidade aos estudos e conquistem a cidadania por meio da educação", enfatizou Adilza.

Uma das organizadoras do encontro, Cíntia Gonçalves dos Santos, que é técnica pedagógica da Divisão da Educação de Jovens e Adultos do Recife, reforçou a necessidade dos debates sobre as políticas de ensino de EJA. "Estamos ampliando as discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos aqui na capital pernambucana, conforme a política atual da Secretaria de Educação do Recife. A partir das escolhas eleitas na plenária, vamos poder apresentá-las e cobrá-las dos gestores dos municípios participantes", afirmou Cíntia.