NOTÍCIAS

Educação | 25.07.15 - 11h56

Prefeitura lança ações de estímulo ao ensino de ciências nas escolas municipais

img_alt

Convênio com a Abric vai disponibilizar monitores para reforçar a troca de experiências na rede de ensino, com foco na Feira de Conhecimento, prevista para começar em outubro. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)

 

A Prefeitura do Recife lançou, na tarde desta sexta (24), duas importantes iniciativas de estímulo ao ensino científico na rede municipal. O secretário de Educação, Jorge Vieira, e o coordenador regional da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric), Túlio Vinícius Andrade Souza, assinaram convênio para reforçar a troca de experiências dentro das escolas, disponibilizando monitores para auxiliar professores e alunos no processo de aprendizagem das ciências. Na ocasião, também foi apresentado o regulamento da Feira de Conhecimento, que acontecerá em dezembro, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano.

"É um momento muito importante para nós. A atual gestão tem investido muito na transformação da rede municipal, com ações como a nova política de ensino, o diário de classe online e as ações na área de tecnologia, como o programa Robótica nas Escolas. Os investimentos já estão dando resultado. Só para citar um exemplo, alunos nossos já viajaram para participar de uma competição na Rússia. A Feira de Conhecimento é outro componente nesse processo, inserida no conceito de aprender fazendo", destacou o secretário Jorge Vieira. A ideia é que os monitores da Abric auxiliem os alunos na preparação dos trabalhos destinados à Feira.

De acordo com o coordenador regional da Abric, Túlio Souza, que é estudante de Direito, a entidade reúne jovens cientistas que já participaram de feiras e eventos científicos. "Criamos a associação para incentivar a participação dos estudantes. Nosso foco é a organização das feiras e a premiação dos trabalhos", ressalta. A primeira etapa da Feira de Conhecimento acontecerá dentro das escolas, em outubro, classificando os melhores trabalhos para a fase municipal, em dezembro.

O secretário executivo de Gestão Pedagógica do Recife, Rogério Morais, ressalta que a Feira de Conhecimento, com apoio da Abric, representa mais um marco na caminhada pela melhoria do ensino de ciências. "Muito mais do que um evento pontual, a feira será um elemento indutor, o resultado final de um trabalho realizado durante todo o ano", considera. Dados apresentados pela diretora de Relações Institucionais do Instituto Abramundo, Sílvia Donnini, mostram que apenas 5% da população brasileira é proficiente em ciências; 31% têm conhecimentos básicos, 48% apresentam níveis rudimentares de entendimento e 16% não têm letramento científico.