Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 25.07.22 - 14h52

Sede única do torneio, Recife recebe cerimônia de lançamento da AmeriCup - Copa América de Basquete, nesta quarta (27)

img_alt

Evento contará com presença de representantes da Federação Internacional de Basquete (FIBA), Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife. (Foto: Site/ FIBA Basketball)

 

A FIBA AmeriCup, torneio de basquete mais importante das Américas, terá Recife como palco da edição de 2022. Do dia 02 ao dia 11 de setembro, o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, receberá as partidas disputadas entre os 12 países participantes. O lançamento oficial da competição acontece às 10h desta quarta-feira (27), no Armazém 04, na Avenida Alfredo Lisboa, no Recife Antigo. Estarão presentes representantes da Federação Internacional de Basquete (FIBA), Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife.

"O Recife, através da Secretaria de Esportes da Prefeitura, tem muito orgulho de ter um equipamento como o Geraldão, capaz de sediar eventos de magnitude e importância como a Copa América de Basquete", exalta Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes municipal. "Ter um evento FIBA é algo que movimenta positivamente vários setores da nossa cidade, como turismo e lazer. Isso é sinal de que tem muita gente trabalhando por bastante tempo para possibilitar conquistas deste porte para a população."  

Além do Brasil, outras 11 seleções estarão presentes: Argentina (atual vice-campeã do mundo), Canadá (recheada de atletas da NBA), Colômbia, Estados Unidos (a maior potência da modalidade), Ilhas Virgens, México, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A fase de grupos acontece do dia 02 ao dia 06. As semifinais acontecem no dia 10. No dia 11, será a grande decisão. A partir desta quarta (27), os ingressos começam a ser vendidos no site bilheteriadigital.com. Em breve, pontos físicos serão divulgados. 

O Grupo A conta com o Brasil, Uruguai, Colômbia e Canadá. O B tem Ilhas Virgens, Porto Rico, República Dominicana e Argentina. No C, México, Venezuela, Panamá e Estados Unidos. 

"Estamos muito felizes em poder trazer a AmeriCup de volta ao Brasil depois de mais de três décadas. O maior evento de Seleções das Américas será o maior evento olímpico do país em 2022 e tenho certeza do sucesso em Recife e que a Seleção Brasileira irá com tudo em busca do título da competição em casa", disse o presidente da CBB, Guy Peixoto. 

A última vez que o Brasil sediou o torneio foi em 1984, quando sagrou-se campeão – e teve Oscar Schmidt como grande estrela. Na edição de 2017, os Estados Unidos levaram o título. Argentina, Colômbia e Uruguai receberam os jogos. 

SERVIÇO

FIBA AmeriCup
Data da cerimônia de lançamento: 10h da quarta-feira (27/07) 
Local da cerimônia: Armazém 04, Avenida Alfredo Lisboa, Recife Antigo 
Data da competição: 02 a 11 de setembro* 
Local da competição: Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira 
Compra de Ingressos: bilheteriadigital.com (em breve, pontos físicos serão divulgados)

ASSUNTOS: