NOTÍCIAS

Finanças | 25.08.15 - 17h56

Prefeitura do Recife inicia calendário de prevenção às drogas nas escolas

Pelo menos três instituições de ensino da rede serão visitadas por semana

 

Alunos da rede pública de ensino estão tendo a oportunidade de participar de atividades de prevenção ao uso, abuso e dependência de drogas. A ação começou a ser realizada hoje pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD) e acontece em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). Na manhã desta terça-feira (25), a primeira instituição a ser visitada foi a Escola Técnica Estadual Miguel Batista, no bairro de Apipucos. Até o final da próxima semana, mais quatro unidades educacionais serão contempladas: Escola Professor Jordão Emerenciano, na Cohab;  Instituto de Educação de Pernambuco (IEP), no Centro do Recife; Escola Municipal Professor José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra; e Escola Dom Vital, em Casa Amarela.  

De acordo com o gerente geral do eixo de Prevenção da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD), Valter Calheiros, o calendário de atividades foi estabelecido para abordar o tema no ambiente escolar. “Até o final do ano vamos visitar três escolas por semana, nos 94 bairros da cidade, porque a prevenção primária começa no ambiente estudantil, lá é o berço de tudo. Com crianças de 9 a 14 anos é o momento de inserir a prevenção. Na faixa etária de 14 a 18 anos é a oportunidade de conversar sobre drogas e formar multiplicadores de prevenção”, explicou. Para o estudante de informática do segundo ano da Escola Técnica Estadual, Lucas Rodrigues, 15 anos, “é importante receber palestras sobre as drogas por se tratar de um tema muito falado”, pontuou. Para Lucas, a questão precisa ser reforçada na comunidade. “Cada vez mais as pessoas estão tentando lhe trazer para esse mundo. Vocês estão fazendo certo em reforçar isso”, finalizou.

Durante a visita, técnicos da SECOD realizaram palestras de prevenção e distribuíram a nova edição da cartilha “Conversando sobre drogas”, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). A equipe da Cufa divulgou o Brasil Break Dance (Bradan), primeiro campeonato estadual e internacional de breaking dance na modalidade 2x2, em dupla.  

A Central Única das Favelas é parceira da secretaria. Juntas estão desenvolvem intervenções de prevenção, integração e ressocialização. A organização trabalha com a temática há quase 20 anos e em Pernambuco está desde 2007. É reconhecida nacionalmente pelas esferas política, social, esportiva e cultural. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio Janeiro, que buscam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.  Em Pernambuco, tem como coordenador Cesar Cronenbold.