NOTÍCIAS

| 25.09.12 - 12h33

Prefeitura inicia ação de limpeza dos manguezais

[caption id="attachment_26579" align="alignleft" width="334"] Garrafas PET, latas, madeira e embalagens plásticas são retirados por 12 garis. Foto: Luciano Ferreira[/caption]

Mais de 10 garis irão trabalhar diariamente para retirar os resíduos ao longo da Rua da Aurora

Teve início, nesta terça-feira (25), um mutirão de limpeza dos manguezais que ficam às margens do Rio Capibaribe, no trecho compreendido entre o Cinema São Luís e a Ponte do Limoeiro, ao longo da Rua da Aurora. A ação, promovida pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), segue até o próximo sábado (29), e irá beneficiar também a vegetação que fica próxima à Casa da Cultura.

Resíduos, como garrafas PET, latas, madeira podre e embalagens plásticas, estão sendo retirados por 12 garis diariamente, que contam com o uso de pás, machados, ciscadores e garfos para fazerem podas e a remoção dos entulhos. Duas caixas do tipo papa-metralhas (brooks) estão estacionadas próximas ao local, funcionando como recipiente para o lixo coletado. Assim que são cheias, os caminhões da Emlurb deixam mais duas outras caixas vazias e transportam o material até o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR – Candeias) que fica na Muribeca, Jaboatão dos Guararapes.

As áreas verdes da Rua da Aurora, próximas aos mangues e que ficam no entorno no monumento Tortura Nunca Mais, também estão recebendo capinação. O serviço conta ainda com a ajuda do barco Vassourinha do Capibaribe, que faz o recolhimento dos resíduos flutuantes do rio todos os dias.

Esse nosso trabalho é muito importante para manter o ecossistema local, preservando espécies como essas que a gente pode ver aqui, dos caranguejos do tipo aratu e chié andando na lama. O ideal é que não precisássemos vir sempre fazer o mutirão, mas sabemos que sempre há essa demanda”, afirmou o gerente de Fiscalização e Limpeza da Emlurb, Avelino Pontes.

A cada 45 dias, a Emlurb promove o mutirão de limpeza dos manguezais que margeiam o Rio Capibaribe. Durante essas ações, uma média de 20 toneladas de lixo e entulhos é retirada da vegetação.