NOTÍCIAS

Cultura | 25.09.14 - 11h58

Oficina e minicurso de Design trabalham com sustentabilidade e identidade cultural

Atividades serão realizadas gratuitamente na Universidade Federal de Pernambuco através do Edital de Artes Visuais

Ainda dá tempo de se inscrever para participar do minicurso e da oficina voltados para a área do Design, que vão ser desenvolvidos neste mês de outubro, pela Prefeitura do Recife, através do Edital de Artes Visuais. O minicurso Trajetórias sociais e culturais de móveis artesanais: IDENTIDADE CULTURAL terá início no dia 1º de outubro, enquanto a oficina de Design e Inovação Sustentáveis – Do Projeto ao Produto sob a Ótica da Sustentabilidade Ambiental acontece a partir de 6 de outubro. Ambas terão como facilitador Paulo Roberto Silva (BIO) e serão realizadas na sala de aula do curso de Design, no Centro de Artes e Cultura (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária, Recife.

O minicurso Trajetórias sociais e culturais de móveis artesanais: Identidade Cultural terá duração de quatro horas e será realizado no dia 1º de outubro. Aqui, Paulo Roberto Silva vai apresentar aulas expositivas, vídeos, pesquisas e estudos de casos sobre o tema, com o objetivo de mostrar aos alunos como a produção artesanal do mobiliário valoriza a identidade cultural de uma sociedade. Podem participar jovens a partir dos 14 anos e adultos, estudantes e profissionais de Design e áreas afins. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 26 de setembro, pelo e-mail inscricoesartesvisuais@gmail.com, colocando no assunto MINICURSO DE DESIGN. No corpo do e-mail o interessado deve informar nome completo, endereço, telefone, breve currículo (até 300 palavras) e carta de intenção (300 palavras). Os candidatos selecionados serão comunicados até dois dias antes do início da oficina.

Na oficina Design e Inovação Sustentáveis – Do Projeto ao Produto sob a Ótica da Sustentabilidade Ambiental o facilitador pretende mostrar os conceitos teóricos e a aplicação prática sobre Design Sustentável nos projetos de objetos e mobiliário de madeira e seus derivados. Como trabalho prático os alunos irão projetar e executar uma peça em MDF ou madeira de reflorestamento, objeto simplificado, usando encaixes e aplicação de marchetaria no acabamento decorativo ou outro revestimento, sempre buscando soluções sustentáveis e uso de insumos à base de água. A oficina será realizada de 6 a 10 de outubro, no horário das 8h às 12h. Para se inscrever o interessado deve enviar um e-mail para inscricoesartesvisuais@gmail.com identificando no assunto OFICINA DE DESIGN, e descrevendo no corpo do e-mail: título da oficina, nome completo, endereço, telefone, breve currículo (até 300 palavras) e carta de intenção (até 300 palavras). Os selecionados serão comunicados até dois dias antes do início da oficina.

Na última segunda-feira (22) teve início outra oficina de Design realizada através do Edital de Artes Visuais do Recife. Intitulada “Design aplicado a Cenários: Espaços urbanos sustentáveis”, a atividade tem o intuito de desenvolver Cenários Prospectivos para a Cidade do Recife com a temática de Espaços Urbanos Sustentáveis, através de debates, trabalhos em equipe e reflexões sobre a qualidade de vida das pessoas que residem na capital pernambucana e suas futuras necessidades. A oficina acontece no Laboratório NEXUS (Pós-graduação em Design - UFPE), até 26 de setembro, tendo como facilitador André Oliveira Arruda.