NOTÍCIAS

Juventude | 25.09.15 - 18h12

Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados foi realizado na Agência de Emprego do Recife

img_alt

Mobilização reuniu empresas que devem cumprir cotas de inclusão e trabalhadores que se encaixam no perfil, nesta sexta-feira (25). (Foto: Luciano Ferreira/ PCR

 

"O Dia D é uma ação muito boa para todos os deficientes. É uma grande oportunidade que temos para conseguir uma vaga de emprego. Eu já trabalhei como atendente, mas agora estou desempregado e aqui estou tendo contato com várias empresas", comemorou o cadeirante Gildo Ferreira, de 54 anos, que mora na Imbiribeira. Ele foi um dos trabalhadores que conferiram os serviços oferecidos pela Agência de Emprego do Recife durante o Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados – Dia D, realizado nesta sexta-feira (25).

Na ocasião, a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, dentro da mobilização coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, reuniu no mesmo local cerca de 20 empresas que devem cumprir cotas de inclusão e trabalhadores que se encaixam no perfil e pretendem ingressar no mercado de trabalho ou se recolocar. Entidades e instituições formadas por pessoas com deficiência foram mobilizadas para participar do evento com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud).

"Além das cerca de 300 vagas de emprego que estão sendo oferecidas pelas empresas convidadas, também estamos aqui com orientação profissional para que as pessoas com deficiência possam se qualificar para se colocarem no mercado de trabalho, principalmente nesse momento de crise econômica. É também uma forma de estimulá-las a conseguir um emprego e aumentar a autoestima", afirmou o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora.

O evento contou com a presença de auditores do Ministério do Trabalho e Emprego. "A Lei de Cotas institui a reserva legal de vagas para pessoas com deficiência, mas boa parte das empresas ainda não cumprem essa lei que já tem 24 anos. Aqui no Dia D temos a prova de que existem pessoas com deficiência buscando o mercado de trabalho", explicou o coordenador do Projeto de Fiscalização de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho, Fernando Sampaio.

A programação do Dia D na Agência de Emprego do Recife contou com palestras oferecidas pelo Sesi-PE com os temas "Administre Seu Dinheiro de Forma Consciente" e "Inclusão de Pessoas com Deficiência"; e pelo Senai-PE sobre o Beneficio de Prestação Continuada - BPC, além de esclarecimentos sobre os cursos oferecidos pela instituição. O Instituto de Massoterapia do Recife ofereceu massagem corporal realizada por deficientes visuais e a Secretaria de Saúde do Recife participou com um médico do trabalho e um terapeuta ocupacional junto com docentes e estudantes da UFPE. Já a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife cadastrou os interessados no Programa de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Recife Conte Comigo. Apresentações culturais do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança – CEVARC e do Maracatu Batuque da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade – APABB, animaram o evento.

Durante o evento, também houve a emissão de carteiras de trabalho. Com síndrome de Down, Vanessa de Souza, de 29 anos, aproveitou a oportunidade para solicitar o serviço e já foi para casa com o documento. "Eu fiz curso para aprender a fazer bolo, pão doce e pizza e agora estou procurando emprego nessa área", disse. Ao longo deste ano, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, já emitiu mais de mil carteiras de trabalho digitais. A nova carteira já traz um código de barras que vai servir para armazenar informações do trabalhador.

DIA D – O Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados, o Dia D, envolve um conjunto de eventos que ocorrem em diversas cidades de todo o país, proporcionando espaços para o encontro entre pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho e as empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão desse público. A mobilização faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, que promove a inclusão e a igualdade, com ações de qualificação de trabalhadores e conscientização das empresas.