NOTÍCIAS

Administração | 25.09.15 - 16h31

Recife Participa reúne mais de 500 pessoas em retorno Fórum Microrregional

img_alt

Santo Amaro, Totó e Mangabeira sediaram plenárias temáticas sobre Esportes, Infraestrutura e Saúde. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

O Recife Participa, programa de participação social da Prefeitura do Recife, realizou na noite desta quinta-feira (23) três plenárias temáticas em diferentes áreas da cidade com o intuito de discutir junto com a população as ações do governo municipal. Ao todo 572 pessoas participaram das três plenárias do Fórum Microrregional que voltou a percorrer a cidade, agora em um novo formato, permanente, com encontros todas as quintas-feiras a noite em todas as regiões da cidade. Aconteceram três realizadas em regiões diferentes da cidade: uma no bairro do Totó, sobre Infraestrutura para Microrregião 5.3 e outra na Mangabeira sobre saúde para a Microrregião 3.2 e em Santo Amaro sobre Esportes e Lazer para a Microrregião 1.1.

Em Santo Amaro, uma proposta de intervenção com equipamentos voltados para a prática esportiva e o lazer às margens da Agamenon Magalhães foi discutida ontem, com a população. Mais de 200 pessoas puderam conhecer a proposta da Prefeitura do Recife para área e apresentar sugestões, críticas e opinar para que a obra seja construída de forma democrática.

O secretário de Esportes do Recife, George Braga, apresentou a proposta que conta com uma pista de caminhada, academia com equipamento ergométricos, quadra, espaço para atividades esportivas e de lazer, campo de areia com tela e iluminação e parque infantil. 

"Esse é um momento especial para mim. É importante registrar a forma como estamos conduzindo essa obra, com muita participação", destacou George Braga.

"Viemos discutir este importante projeto com a população para que as pessoas que vão usar o equipamento possam nos mostrar exatamente o que fazer. Essa obra é uma conquista da comunidade que veio depois de muita luta. A população de Santo Amaro está de parabéns", disse o secretário executivo de Governo, Gabriel Leitão.

MANGABEIRA - O Fórum do Recife Participa, na microrregião 3.2, que abrange nove bairros da Zona Norte do Recife - Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Casa Amarela, Mangabeira, Vasco da Gama, Nova Descoberta, Tamarineira, Guabiraba e Morro da Conceição - reuniu um total de 162 comunitários, no Mangabeira Esporte Clube, para discutir o tema saúde. Na abertura da reunião, o secretário de Saúde, Jailson Correia, destacou que ao ouvir os anseios da população, a gestão prioriza necessidades e acerta mais. "Esta é a orientação do prefeito Geraldo Julio: ir até à população para ouvi-la", disse. 

O presidente do Conselho de Moradores do Alto José do Pinho, Marcos Antônio, avaliou o Recife Participa como um programa que permite a comunidade ter espaço para falar o que está bom e o que não está. "Estou saindo com uma agenda marcada na minha comunidade para mostrar o que estamos precisando", salientou Marcos. Já a moradora da Mangabeira, Maria Cristina, disse que muita coisa melhorou, mas ainda há demora na marcação de especialidades. O secretário Jailson Correia respondeu que uma Secretaria de Regulação foi criada nesta gestão para agilizar as filas de espera para os usuários. "O objetivo foi atingido em muitas áreas com redução de tempo de espera de exames de 18 meses para 15 dias, mas ainda estamos ajustando algumas especialidades para a redução do tempo de espera do paciente", pontuou.  

TOTÓ - Mais de 200 pessoas compareceram à plenária de infraestrutura do Fórum Microregional 2015 do Recife Participa, que ocorreu na noite dessa quinta-feira (24), no Clube 10 de Novembro, no bairro de Totó.  Os bairros que integram a Microrregião 5.2 são Totó, Areias, Tejipió, Jardim São Paulo, Barro, Coqueiral, Sancho e Pacheco.

No primeiro momento da plenária, o presidente da Emlurb, Antônio Barbosa, fez uma apresentação mostrando um balanço do que foi feito na região e o que tem para ser realizado ainda neste semestre. Pautas como Operação Tapa Buraco, limpeza de canais e rios, programa Reluz, praças recuperadas, coleta domiciliar, capinação de vias pavimentadas, Ecopontos, Ecoestações implantadas foram pontuadas na apresentação.  De acordo com o relatório, o órgão executou 15 unidades de abatimentos, recuperou 73 unidades de pré-moldados, além da limpeza. Com o investimento de mais de R$ 1 milhão, a Prefeitura, através da Emlurb, conseguiu recuperar 15 praças da região. Barbosa, em todo momento, ressaltou a importância de se manter os espaços públicos conservados. 

O secretário de Infraestrutura, Victor Vieira, fala do evento como algo positivo e produtivo para as comunidades. “Mais uma vez estamos no Recife Participa com a população interagindo ativamente, tivemos mais de 100 participantes socializando, e percebemos que as dificuldades são grandes de gerir a cidade, mas a população está sempre querendo ajudar e essa é a função da gente, ouvir a população e aprimorar cada vez mais os serviços prestados por nós. Vimos onde estamos acertando, recebemos elogios, mas também recebemos várias cobranças onde nós vamos atuar agora a partir dos próximos dias”, reforça o secretário. 

 O segundo momento da plenária foi voltado a ouvir os pleitos dos munícipes da região. A moradora do bairro de Tejipió, Cristina Soares, destacou a problemática da rua onde mora, disse que há muito lixo, entulhos e mal cheiro, próximo ao Hospital de Tejipió, além da iluminação que precisa ser reforçada. O presidente da Emlurb respondeu ao pedido, e enviará uma equipe ao local para vistoriar o problema. Todos os pleitos levantados na ocasião foram anotados pelos setores responsáveis para providências posteriores.