NOTÍCIAS

Esportes | 25.10.13 - 11h39

Sociedade contribui para construção do plano de esportes do Recife

[caption id="attachment_39920" align="alignleft" width="680"]Esportes Documento deve ser apresentado até o final do ano, focando nas escolas públicas e no exercício físico. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

Diversos segmentos da sociedade contribuem, até esta sexta (25), para a elaboração do plano de ampliação do acesso ao esporte no Recife. O documento está sendo construído no âmbito do projeto Cidades da Copa, parceria entre a Prefeitura e o Instituto Esporte & Educação (IEE), presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, e deve ser apresentado até o final do ano, sendo mais um legado da Copa do Mundo da FifaTM. As reuniões tiveram início na tarde desta quinta (24), no auditório da Central do Artesanato, no Marco Zero, com a presença de representantes do IEE.

De acordo com o secretário-executivo de Copa e Legado do Recife, Danilo Moreira, o plano vai focar no estímulo à prática do exercício físico no dia-a-dia e ampliar o acesso ao esporte educacional nas escolas públicas. “Notamos que havia uma grande ênfase nos estádios e obras de infraestrutura para a Copa, mas pouca preocupação com o legado esportivo, que se limitava às arenas. Queremos usar o evento como gancho para melhorar o acesso ao esporte para a população como um todo”, define Moreira.

Representante do Projeto Formando o Amanhã, dos Coelhos, Tadeu Leonardo Pereira Lima apresentou as conclusões do seu grupo. “É preciso que a política esportiva abranja todas as idades, das crianças até, principalmente, os idosos. Os projetos existentes devem ser potencializados para incluir atividades físicas, esportivas e culturais. Por exemplo, a Academia da Cidade poderia oferecer também a parte esportiva”, contribui Tadeu.

Projeto - O plano municipal de esportes vai ficar pronto até o final do ano e agregará as iniciativas já existentes, como o Recife Bom de Bola, o Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC) e o Segundo Tempo, às novas ideias que serão fruto de debate com a sociedade. Nas reuniões, entidades ligadas à área, como federações, universidades, ligas e associações esportivas, apresentam suas sugestões.

A programação dos encontros acaba na manhã desta sexta (25) e inclui a apresentação do diagnóstico esportivo do Recife e a definição de objetivos, metas e estratégias do plano. Cerca de 100 lideranças da sociedade civil foram convidadas para participar dos debates, inaugurando um processo de participação popular na política esportiva no Recife.