NOTÍCIAS

Infraestrutura | 25.10.21 - 13h57

Prefeitura anuncia conjunto habitacional e creche para moradores da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Vila Esperança/Cabocó

img_alt

Habitacional terá 75 unidades destinadas às famílias afetadas pela construção da ponte Jaime Gusmão, no bairro do Monteiro. João Campos fez o anúncio na manhã desta segunda-feira (25) ao visitar as obras da Ponte do Monteiro. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A Prefeitura do Recife vai construir um conjunto habitacional, com 75 apartamentos, para as famílias residentes na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Vila Esperança/Cabocó, no bairro do Monteiro, que serão afetadas pela construção da Ponte Jaime Gusmão. Além disso, a comunidade ganhará também uma creche, formando um complexo que receberá o nome de Vila Esperança. O anúncio foi feito, na manhã desta segunda-feira (25), pelo prefeito João Campos, enquanto ele visitava as obras da ponte.  Os equipamentos serão construídos num terreno próximo ao limite da ZEIS e o habitacional será dividido em dois blocos, com térreo mais quatro andares, um com 40 unidades e o outro com 35. 

"A gente está aqui na obra da ponte do Monteiro para acompanhar a evolução, passo a passo. E também para dar uma grande notícia: a gente vai autorizar a construção do habitacional Vila Esperança. São 75 unidades que serão construídas aqui, vizinhas à ponte, com creche nova, playground, espaços de lazer, para a gente garantir que todas as famílias que serão impactadas de maneira direta terão a oportunidade de também escolher poder ter uma habitação nova dentro desse habitacional", anunciou João Campos. "A gente fez o processo inteiro com muito diálogo com a comunidade, entendendo que as famílias que moravam aqui nessa ZEIS há muitos anos tenham sempre o direito de escolha. E a Prefeitura tem o papel de construir a melhoria para a comunidade como um todo para toda a região Norte e região Oeste, que vão ser diretamente beneficiadas pela obra, mas também para as famílias que serão diretamente impactadas pela obra. É um investimento de mais de R$ 9 milhões que será executado com fontes próprias da Prefeitura do Recife. A gente começa a obra do habitacional em julho do ano que vem e a previsão é que em 1 ano e meio ou 2 anos, a obra seja concluída", finalizou.

Os apartamentos terão dois quartos, com área de aproximadamente 40 m2. O acesso será feito pela Rua 19 de Abril. Para a creche, a proposta é aproveitar a fachada do casarão existente no local, respeitando a tipologia do imóvel e preservando a história do bairro. A Vila Esperança ganhará também horta, pomar, playground, bicicletário, espaço para coleta seletiva e equipamentos para eficiência energética. O conjunto de intervenções será realizado de forma articulada pelas Secretarias de Habitação, Educação e pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). 

 

OBRAS - Nos últimos oito anos, a cidade recebeu 20 conjuntos habitacionais, com entrega de 2.667 novas unidades, beneficiando mais de 10 mil pessoas. Atualmente estão em construção quatro conjuntos habitacionais, com um total de 1.528 unidades: Encanta Moça I e II (Pina) - 600 UHs; Habitacional Vila Brasil I (Ilha Joana Bezerra) - 128 UHs, Habitacional Vila Brasil II - 320 UHs (Ilha Joana Bezerra), Pilar (Bairro do Recife) - 256 UHs - e Sérgio Loreto (São José) - 224 UHs.

 

PONTE – As obras do novo projeto da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão foram iniciadas em setembro, para interligar os bairros da Iputinga e do Monteiro, cruzando o Rio Capibaribe. A intervenção, orçada em R$ 38 milhões, inclui um elevado de 170 metros de extensão, 20,65 m de largura e 12,18 m de altura, com calçadas de 1,5 m e ciclofaixa de 1,5 m de largura em cada lado. São quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido.

Jaime Gusmão - O engenheiro civil Jaime de Azevedo Gusmão Filho foi presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e do Clube de Engenharia de Pernambuco, além de professor da UFPE, fundador do curso de Geologia e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Na URB, implantou um modelo de gestão de riscos em encostas urbanas que é até hoje referência em todo o Brasil. Publicou 10 livros e mais de 100 artigos técnicos em revistas e anais de eventos nacionais e internacionais. Atuou profissionalmente desde 1954 nas áreas de estruturas e geotecnia, sendo reconhecido como um dos mais importantes engenheiros do Brasil e responsável técnico por milhares de obras.