Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 25.10.21 - 10h32

Prefeitura do Recife divulga resultado das eleições do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude

img_alt

O Diário Oficial do Município publicará o resultado geral das eleições no dia 26 de outubro e a publicação dos conselheiros eleitos para o CMPPJ, biênio 2021-2023, será no dia 28 de outubro. (Foto: Divulgação)

 

 

Com o número recorde de adesão de votantes, 1.572 jovens participaram da votação para eleger representantes da sociedade civil e instituições para atuarem no Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife (CMPPJ/Recife) no biênio 2021-2023. O processo eleitoral aconteceu dentro do Conecta Recife, neste sábado (23), e foi organizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv). A plataforma também estava presente nos oito pontos de votação presencial espalhados pelas Regiões Político-Administrativa (RPAs).

O secretário executivo da Sejuv, Marcone Ribeiro, reforçou a importância de ter utilizado a transformação digital como mecanismo para executar a eleição do Conselho. “Foi uma experiência bem diferente e ficamos muito felizes com os recordes tanto de votantes, quanto de candidatos inscritos, que foram 27 jovens. Eles se mobilizaram nos territórios e engajaram a juventude para contribuírem nesse processo tão importante. Sem a ferramenta digital, talvez não tivéssemos conseguido tanto engajamento”, concluiu Marcone.

O CMPPJ/Recife é composto por 25 membros titulares e igual número de suplentes, sendo oito representantes do Governo Municipal, um representante do Poder Legislativo e 16 representantes da Sociedade Civil. O Conselho tem por finalidade fortalecer a autonomia, organização e participação social da juventude, bem como formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude, assim como as diretrizes da ação governamental.

Entre as principais competências do CMPPJ/Recife estão propor e deliberar estratégias de acompanhamento e avaliação da política municipal de juventude;  apoiar a SDSDHJPD na articulação com outros órgãos da Administração Pública Municipal, Governos Estaduais e Federais, bem como promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da situação juvenil, com vistas a contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas.

Confira aqui a lista dos eleitos para o Conselho.

Confira aqui a lista das instituições eleitas em Assembleia Geral do Conselho.