Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 25.10.21 - 14h00

Prefeitura do Recife participa do Circuito Urbano 2021 e discutirá plano para descarbonização da cidade

Durante evento, promovido pelo ONU-Habitat, gestão apresentará seminário sobre a meta de tornar a cidade livre de carbono até 2050 e também destacará o Plano de Ação Climática (PLAC).

 

A Prefeitura do Recife participa, no próximo dia 27 de outubro, às 14h, do Circuito Urbano 2021 promovido pelo ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) no Brasil. O evento, realizado remotamente,  tem como tema "Cidades na Linha de Frente da Ação Climática" e será organizado em torno de quatro linhas temáticas: Cidades Sustentáveis e Livres de Carbono; Cidades Inclusivas e Justas; Cidades Saudáveis; e Cidades Resilientes. A iniciativa é uma preparação para a COP26, que acontecerá em novembro deste ano em Glasgow, no Reino Unido.

A capital pernambucana integrará o evento com o painel “Recife na Agenda Climática: Trajetória para o Carbono Zero'',  compartilhando os caminhos escolhidos para atingir o carbono zero até 2050. Entre os debatedores estarão a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Leta Vieira, Coordenadora de Baixo Carbono do ICLEI; Marcos Baptista, Presidente da Agência Recife para Inovação Estratégica (ARIES), e Marcos Araújo, Gerente de Mudanças Climáticas da SMAS. Tudo será exibido no canal do evento no YouTube. (https://www.youtube.com/channel/UCuntso3y0Vcwvr2kWCeiR1g).

Circuito Urbano 2021

Este é o quarto ano consecutivo que o ONU-Habitat realiza o Circuito Urbano. Esta edição é promovida de forma totalmente virtual, com eventos ao vivo ou gravados previamente. Serão, ao todo, mais de 180 apresentações neste mês de outubro no Brasil: www.circuitourbano.org.

O tema do Circuito Urbano 2021 é “Cidades na linha de frente da ação climática” e os eventos poderão ser relacionados a quatro linhas temáticas: 1) Cidades Sustentáveis e Livres de Carbono; 2) Cidades Inclusivas e Justas; 3) Cidades Saudáveis; 4) Cidades Resilientes.

 

ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) foi criado em 1978 e está presente no Brasil há mais de 20 anos, atuando em projetos relacionados a diversos temas urbanos em cidades de todo o país.

O ONU-Habitat participa ativamente das agendas globais como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo responsável principalmente pelo ODS 11, que busca “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

 

Programação - 27 de outubro

 

14h às 14h10 Isabella Roldão, Vice-prefeita da Cidade do Recife, Prefeitura da Cidade do Recife - Tema: Política de carbono do Recife; 

14h10 às 14h20 Carlos Ribeiro, Secretário de Meio Ambiente, Prefeitura da Cidade do Recife - Tema: Gestão e monitoramento climático do Recife; 

14h20 às 14h30: Leta Vieira, Coordenadora de Baixo Carbono e Resiliência e Coordenadora do Escritório de Pernambuco da ICLEI Brasil -Tema: Articulações e parcerias do Recife; 

14h30 às 14h40: Marcos Baptista Andrade, Presidente na ARIES - Agência Recife para Inovação e Estratégia- Tema: Projetos executivos de Soluções baseadas na natureza (SBNs); 

14h40 às 15h: Momento para perguntas e respostas. 

Moderação Marcos Araújo - Gerente de Mudanças Climáticas Especialista em geoprocessamento e mestre em Ciências Florestais com ênfase em Ecologia de Paisagens. Já atuou como consultor de empresas como Datamétrica, CETAP e Geosistemas prestando serviços para instituições como FUNAI, MDS, PPBio/CNPq, CPRH, CONDEPE/FIDEM e Fundação Vale. Como analista espacial desenvolve projetos relacionados a temas socioeconômicos e ambientais, construindo sistemas de informações geográficas, mapas e banco de dados. 

 

Painelistas 

Isabella de Roldão - Vice-prefeita do Recife, é a primeira mulher eleita a ocupar o cargo. Isabella é advogada, professora e estudante de nutrição. Por determinação do prefeito João Campos, assumiu a Coordenação das Relações Internacionais da Prefeitura do Recife. Também foi nomeada embaixadora para a América do Sul da Cities Climate Finance Leadership Alliance, coalizão global de entidades dedicadas ao urbanismo sustentável, com foco no financiamento de ações climáticas e de infraestrutura resiliente de baixo carbono em cidades de todo o mundo.

Carlos Ribeiro - Atualmente é Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura da Cidade do Recife. Engenheiro agrônomo e advogado, especialista em conservação do solo e atuação na área do direito ambiental, servidor de carreira da secretaria de meio ambiente do Recife (concursado em 2008), Coordenador Regional para o Nordeste do CB27, presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiental secção Pernambuco (ANAMMA/PE) e diretor nacional do Bioma caatinga. 

Leta Vieira - Coordenadora de Baixo Carbono e Resiliência do ICLEI Brasil. Antes, atuava na política climática da Prefeitura da Cidade do Recife, onde exerceu a função de Chefe de Setor de Baixo Carbono da Secretaria de Meio ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e, depois, de Gerente Geral de Resiliência e Sustentabilidade Urbana no Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS). 

Marcos Baptista - Presidente da ARIES Arquiteto e Urbanista, Presidente da ARIES - Agência Recife para Inovação e Estratégia, entidade responsável pela elaboração e implementação do Plano Recife 500 Anos. Já ocupou diversos cargos de gestão em empresas privadas e no setor público, sempre com ênfase no Planejamento, entre outros, foi Secretário de Planejamento e Gestão do Governo de Pernambuco até 2018.

 

Serviço:

Circuito Urbano 2021

Painel: Recife na Agenda Climática: Trajetória para o Carbono Zero

Data: 27 de outubro

Hora: 14h

Transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCuntso3y0Vcwvr2kWCeiR1g