NOTÍCIAS

Saúde | 25.11.15 - 16h22

Bairro de Santo Amaro recebe ação contra o mosquito Aedes aegypti

img_alt

Os agentes de saúde ambiental realizaram atividades educativas e de prevenção. (Foto: cortesia)

 

Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Prefeitura do Recife realizaram, durante esta quarta-feira (25), uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. Foram visitados ao todo 6.418 imóveis. Os profissionais do Centro de Vigilância Ambiental orientaram a população sobre as doenças e como eliminar os focos do vetor da dengue, chikungunya e zika.

Os agentes entraram nas residências e inspecionaram locais que podem servir de criadouros, como caixas d’água, calhas, garrafas, copos e cisternas. A recomendação é que, nos pequenos depósitos, toda água seja jogada na areia; nos grandes reservatórios, a água deve receber tratamento com larvicida – aplicado pelos asaces.

Dona Aurelice dos Prazeres, de 61 anos, facilita o trabalho dos profissionais, deixando-os entrarem na casa dela. “Eles sempre me orientam e eu sigo tudo. Nada de garrafas cheias, nem reservatório sujo. Os agentes colocam larvicida na minha caixa d’água também”, falou a aposentada.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife, Jurandir Almeida, a sociedade também tem um papel importante neste, combate, visto que 90% dos criadouros estão localizados dentro de casa. “Os focos podem estar em qualquer ambiente. É necessário ficar atento e seguir as orientações de higienização dos espaços. Essa atitude não evita apenas o mosquito, mas também o aparecimento de roedores e escorpiões”, explicou Jurandir.