NOTÍCIAS

Educação | 25.11.15 - 18h46

Equipe campeã brasileira de Robótica é homenageada pela Casa Militar

img_alt

Alunos e professores que conquistaram o título da Olimpíada Brasileira de Robótica receberam Medalha do Mérito das mãos do vice-governador Raul Henry. (Foto: Lu Strethorst/ PCR)


A equipe da rede municipal de ensino do Recife que foi campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no início de novembro, foi agraciada, nesta quarta (25), com a Medalha do Mérito da Casa Militar de Pernambuco. Os estudantes Maryllia Willyane Félix, Emerson Almeida e Gabriel Loureiro, da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, o monitor Ryan Vinícius Morais e os professores Cid Espíndola e Juliana Borges receberam a honraria das mãos do vice-governador Raul Henry, em cerimônia realizada no Auditório Brum do Centro de Convenções (Cecon).

A homenagem é concedida para pessoas que contribuíram para elevar o nome de Pernambuco. "Estou muito feliz, muito emocionada. Até o ano passado, quando começamos a estudar robótica, eu nunca poderia imaginar que hoje estaria aqui recebendo a medalha junto com tantas autoridades", afirmou Maryllia, que cursa o 9º ano Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na Várzea, junto com Gabriel e Emerson. Já Ryan Vinícius, que atuou como monitor da equipe, estuda na escola Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões.

"A robótica me ajudou de várias maneiras, dentro e fora da escola. Comecei a prestar mais atenção nas aulas, especialmente de matemática e física. Hoje sou mais responsável, ajudo em casa. Sei que posso ter um futuro, um bom emprego", afirma Emerson Almeida. Para a professora Juliana Borges, que viajou acompanhando os estudantes na OBR, junto com Cid Espíndola, os alunos provaram que podem superar todas as dificuldades. "Assim que tiveram uma oportunidade real, eles mostraram que são muito capazes", diz a docente.

Na ocasião, a Medalha do Mérito da Casa Militar foi concedida também a diversas autoridades civis e militares. Em seu pronunciamento, o vice-governador Raul Henry fez questão de destacar os estudantes e educadores campeões. "Os alunos nos representaram com inteligência, esforço e talento. Desejo que todos tenham um carreira brilhante pela frente", afirmou Henry, destacando também a "missão nobre dos professores, que formam as futuras gerações de brasileiros".

Programa - O título nacional da OBR veio pouco mais de um ano e meio depois de a Prefeitura do Recife implantar o Programa Robótica na Escola, que beneficia atualmente mais de 73 mil estudantes. Em sala de aula, os alunos trabalham mais com os robôs feitos com blocos de encaixe da Lego. Já com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes têm contato quando vão a aulas no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) ou em eventos como a caravana de robôs nas creches municipais. Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental.