NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.11.17 - 22h40

Prefeito Geraldo Julio prestigia encerramento do Festival Vox

img_alt

Evento reuniu, nesta última semana, milhares de pessoas na programação focada em inovação social, artes, cultura, sustentabilidade, empreendedorismo e outros. Prefeitura do Recife apoiou mais uma edição do Vox (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um festival para promover vivências da cidade com experiências de inovação, arte, cultura, esporte e, especialmente, solidariedade e empreendedorismo social. Esta foi a marca do Vox, festival que ocupou desde a última segunda-feira (20), até este sábado (25), a cidade do Recife com uma extensa programação. O prefeito Geraldo Julio prestigiou o encerramento da iniciativa que ocorreu nesta tarde no Parque Santana, ação que é realizada pelo Porto Social do Recife, aceleradora e incubadora de projetos sociais do município, e que contou com mobilização de voluntários da ONG Novo Jeito e com apoio da prefeitura do Recife.

“Com o Transforma Recife e o Porto Social, o Recife já se tornou a capital da solidariedade e do empreendedorismo social. E o Vox desperta isso na população. São milhares e milhares de pessoas que se reúnem aqui, há vários anos seguidos, e a Prefeitura participa também, para engajar as pessoas pelo bem, engajar a ajudar o coletivo e a quem mais precisa. O Vox é um sucesso mais uma vez”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

A proposta do festival é levar conhecimento e experiências sobre inovação social, artes, cultura, sustentabilidade, empreendedorismo, cidades inteligentes e indústrias criativas aos participantes, além de muita música e diversão nesta festa de encerramento com apresentação gratuita do DJ440, show de Lenine. A programação contemplou, durante a última semana de festival, workshops, laboratórios, palestras e compartilhamento de vivências em vários locais da cidade. Diversos artistas, ativistas e empreendedores sociais do Recife e de todo o Brasil compartilharam experiências e inovações desenvolvidas para beneficiar comunidades e grupos sociais.

Para Michele Suassuna, o evento serviu não só como lazer, mas como oportunidade de pensar posturas enquanto cidadã. “Vim com minhas primas para passear e encontrei atividades culturais, apresentações de grupos de maracatu. Foi divertido e também inspirador, pois além da música e da diversão tivemos momentos de reflexão dados pela produção do evento, que se preocupou em passar mensagens de incentivo à solidariedade.

No mesmo palco em que se apresentaram as atrações musicais, personalidades dividiram suas experiências de vida e de ativismo social com o público. A vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia, fez um emocionante discurso, seguido por uma ciranda, sobre como tem atuado para conscientizar mulheres no combate à violência doméstica em todo o Brasil; o empreendedor social José Carlos Melo, que atua com a profissionalização de jovens e mulheres no Senegal também apresentou sua vivência; encerrado pelo criador da ONG Novo Jeito, do Transforma Recife e do Porto Social, Fábio Silva.

A programação começou às 10h, recebendo o público com malabaristas, palhaços e pernas de pau da companhia social Brincantes de Circo, que também realizou oficinas ao longo da manhã e mostrou como vem transformando a vida de crianças e adolescentes através da arte circense. Crianças, jovens e adultos também puderam participar das aulões de dança, artes marciais, oficinas de futebol, tênis, skate, artesanato, graffiti e culinária sustentável que estarão espalhadas por todo o Parque.