NOTÍCIAS

Cultura | 26.01.13 - 14h39

Geraldo visita escolas de cara nova para início do ano letivo

Geraldo visita escolas de cara nova para o início do ano letivo (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Geraldo visita escolas de cara nova para o início do ano letivo (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, acompanhado do secretário de Educação do município, Valmar Corrêa de Andrade, inspecionou na manhã deste sábado (26) as obras em duas escolas municipais do bairro do Pina, na Zona Sul, que passam por reparos para garantir o início do ano letivo da rede, marcado para 6 de fevereiro. As escolas municipais Engenheiro Henoch Coutinho e Engenheiro Umberto Gondim, ambas na Rua das Oficinas, estão quase prontas, após 18 dias de recuperação de pintura, rede hidráulica, elétrica e substituição de mobiliário.

“Estivemos aqui no dia 8 para dar a ordem de serviço para reforma, reparo hidráulico, pintura e melhoria da área de lazer, e voltamos agora muito felizes e satisfeitos de encontrar carteiras novas, geladeira, freezer, jardins, salas pintadas e banheiros recuperados. É outro ambiente, mais favorável aos profissionais da educação e aos alunos. Não tenho dúvida nenhuma de que o aprendizado fica muito mais rico nessa situação”, avaliou o prefeito.

Foto: Andréa Rêgo Barros Foto: Andréa Rêgo Barros

Outras 30 unidades de ensino que apresentavam problemas estruturais estão recebendo a manutenção neste mês de janeiro para assegurar a recepção dos alunos neste ano letivo. Geraldo Julio ressaltou que o trabalho continuará durante todo o ano, buscando implementar melhorias em todas as cerca de 320 instituições de ensino da rede.

“Estamos fazendo um diagnóstico e sabemos que algumas das escolas vão precisar, de fato, ser reconstruídas. É por isso que já tivemos uma audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e combinamos de levar um plano para a construção e a reforma de algumas escolas durante os quatro anos da nossa gestão”, explicou.

Parte dos recursos necessários para a requalificação da rede municipal de ensino deverá vir dos royalties da exploração do petróleo que forem destinados ao Recife. Na próxima segunda-feira (28), Geraldo Julio assina projeto de lei que garante a aplicação de 100% dos repasses em investimentos na educação. O ato está marcado para às 10h, na PCR.

Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade, frisou que as escolas Henoch Coutinho e Umberto Gondim servem de exemplo para a requalificação de toda a rede. “Estamos procurando fazer intervenções em todas as escolas. Não dá para fazer tudo de imediato, até o início das aulas, mas vamos continuar esse trabalho ao longo do tempo”, assegurou.

As gestoras das duas unidades visitadas neste sábado comemoraram a melhoria na infraestrutura. “Fazia tempo que não tínhamos uma pintura geral. Algumas mães já vieram ver o resultado e ficaram muito contentes. Imagino a alegria dos alunos quando voltarem”, contou a dirigente da Henoch Coutinho, Susana Silva. Gestora da Umberto Gondim, Maria da Conceição Albuquerque celebrou a construção de parque infantil e a colocação de jardins. “Estamos satisfeitíssimos. As crianças vão ficar encantadas.”

Na Escola Municipal Engenheiro Henoch Coutinho estudam 320 alunos do ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano. O prédio tem sete salas de aula. Do lado oposto da Rua das Oficinas está a Umberto Gondim, que tem dez salas onde estudam 480 crianças do ensino fundamental I. A reforma dasduas unidades demandou investimento de R$ 70 mil.

ASSUNTOS: