Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Carnaval | 26.01.24 - 11h56

Prefeitura do Recife realiza Carnaval sem Barreiras na Praia de Boa Viagem

img_alt

Banho de mar assistido será animado por orquestra de frevo. (Foto: Daniel Tavares/Acervo PCR)

 

Amanhã (27), às  9h, o Praia sem Barreiras, coordenado pela Prefeitura do Recife, vai ser animado por orquestra de frevo. Nesse dia, além do banho de mar assistido, as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida poderão se divertir na folia do Carnaval sem Barreiras promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. A folia se estende até 13h e acontece na arena do projeto Praia sem Barreiras, nas imediações da rua Bruno Veloso .

Para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida estarão disponíveis cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis que vão garantir o acesso à faixa de areia e ao mar. Para participar, basta comparecer ao local. O Praia sem Barreiras conta com a parceria do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Nesta edição do Carnaval do Praia sem Barreiras estarão presentes o rei e a rainha do Carnaval da Pessoa com Deficiência, eleitos no último dia 19, em seletiva realizada no Compaz Dom Helder Câmara. "Desde 2013, o Praia sem Barreiras vem possibilitando que as  pessoas usuárias de cadeira de rodas e com mobilidade reduzida possam desfrutar de um banho de mar com segurança e assistidos por uma equipe especializada", ressalta Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife. 

Toda a assistência é dada por estudantes de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Turismo da Uninassau e os voluntários passam por capacitações para poder atender melhor aos usuários. "O Praia sem Barreiras é uma iniciativa social dedicada à inclusão e acessibilidade, e nosso principal propósito é oferecer momentos de lazer de qualidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Com esse objetivo em mente, reunimos esforços para organizar uma festa de Carnaval, garantindo que todos possam participar plenamente da folia”, destaca Sérgio Murilo, diretor de Governança Social da Uninassau.

O Projeto Praia Sem Barreiras oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência às sextas, sábados, domingos e feriados das 8h às 13h, na praia de Boa Viagem, próximo à Rua Bruno Veloso.