NOTÍCIAS

Cultura | 26.02.15 - 21h03

Dengue: Recife promove mobilização e lança campanha “Cuidado! Pode ser na sua casa”

Mais de 200 pessoas lotaram o auditório Capiba, no prédio da Prefeitura do Recife, para a reunião de mobilização promovida pela Secretaria de Saúde do Recife para levar aos vários segmentos da sociedade a ser parceiros no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti , causador da dengue e chikungunya. Representante dos sindicatos da construção civil, condomínios, indústria de bebidas, entidades religiosas, militares foram convocados a se unirem à Campanha Cuidado! Pode ser na Sua Casa, numa referência que o combate ao mosquito é responsabilidade de todos, poder público e sociedade.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, disse que os números de casos notificados na cidade pedem o engajamento da população. “As primeiras semanas epidemiológicas de 2015 apontam para 962 casos notificados, com 132 confirmados, um aumento de 140% em relação ao mesmo período de 2014”, informou. Jailson endossou que 80% dos focos de dengue são encontrados nos domicílios. O secretário anunciou novas medidas dentro da Campanha que recebeu um aporte de R$ 400 mil do Ministério da Saúde.

Por meio da Ouvidoria de Saúde do Recife serão enviados 20 mil SMS para os usuários do Recife, alertando sobre os perigos da dengue e a importância da hidratação oral. Atuação dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) nos finais de semana - para não interromper as ações de campo -; utilização de mandatos judiciais para realizar inspeção dos imóveis fechados; realização de agenda com instituições parceiras com a disponibilização de uma apresentação autodidata com orientações sobre os cuidados a serem tomados, estão entre as medidas que serão intensificadas, explicou a secretária Executiva de Vigilância à Saúde, Denise Oliveira.

O engajamento da força tarefa convocada pela Secretaria de Saúde recebeu o apoio das entidades religiosas a exemplo do evangelista Sidcley Moura, representante das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus, que contam com 700 mil membros no Recife. “Queremos ser parceiros dessa iniciativa” confirmou. Representantes de terreiros afro-religiosos, Ocineide Rodrigues de Oxúm e Dadá de Xangó se disponibilizaram a colocar material educativo nas 600 cestas básicas que distribuem mensalmente aos adeptos religiosos.