NOTÍCIAS

Cultura | 26.03.13 - 18h44

Orquestra Criança Cidadã emociona na abertura do Bolsa Escola Cultural

Mais de 400 beneficiários do programa, vindos de 12 escolas municipais, assistiram a apresentação. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Os músicos da Orquestra Criança Cidadã emocionaram mães e alunos do Programa Bolsa Escola Municipal do Recife (PBEM) na abertura do Bolsa Escola Cultural 2013, na tarde desta terça-feira (26), no Teatro de Santa Isabel. O prefeito Geraldo Julio assistiu à apresentação junto com os mais de 400 beneficiários do programa, vindos de 12 escolas municipais. Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Mourão, de Guerra Peixe, levaram a plateia a aplaudir de pé. O concertou marcou o início das atividades culturais do PBEM este ano, que acontecerão uma vez por mês.

Minutos antes de a Orquestra Criança Cidadã encantar o público, o prefeito Geraldo Julio subiu ao palco e ressaltou a importância de ampliar as oportunidades das crianças do Recife por meio da educação de qualidade. “Estou muito feliz de estar com vocês em um lugar tão bonito e que tanto representa para a cultura e a história de nossa cidade e de nosso Estado. Feliz de ver esse programa funcionando bem e ultrapassando a sala de aula. Essa orquestra é um exemplo de que a educação de qualidade nos dá outro caminho”, enfatizou.

O prefeito Geraldo Julio assistiu à apresentação junto com os alunos e suas famílias. (Foto: Andréa Rêgo Barros)

Geraldo destacou que a Prefeitura do Recife está empenhada em formar os futuros profissionais da nova economia de Pernambuco, que demandará mão de obra especializada e qualificada nos setores automobilístico, de petróleo e gás, naval, hospitalar, entre outros. “Estamos vivendo um processo de transformação muito grande na economia. As crianças de hoje vão ter, daqui a 10 ou 15 anos, oportunidades muito diferentes das que temos hoje. É por isso que fazemos esforço para dar educação de qualidade, que vai dar melhores oportunidades para elas e suas famílias.”

Atualmente, 4.122 famílias são beneficiárias do PBEM, algumas com mais de um estudante matriculado na rede municipal de ensino. Ao todo, 6.313 alunos estão inseridos no programa, que funciona desde 1997 na cidade e promove atividades culturais desde 2004. Além de apresentações musicais, os alunos, pais e mães têm a oportunidade de conhecer museus, assistir a espetáculos de teatro e de dança, além de participar de ações de proteção do meio ambiente.

Geraldo: “Essa orquestra é um exemplo de que a educação de qualidade nos dá outro caminho”. (Foto: Andréa Rêgo Barros)

Muitas mães puderam ir pela primeira vez ao Teatro de Santa Isabel nesta terça-feira, como Maria Elisângela da Silva Félix, 24 anos, mãe da estudante Maria Júlia, do 5º ano da Escola Municipal Diná de Oliveira, na Iputinga, Zona Oeste da cidade. “É muito bonito. Estar neste programa é muito bom, porque nos dá a oportunidade de conhecer muitos lugares e participar mais da vida escolar dos nossos filhos”, comentou a dona de casa.

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade, chamou a atenção para a necessidade de os pais acompanharem o desempenho dos filhos na escola. “Este é um momento de crescimento com diversão, saindo um pouco da luta diária para observar a cidade. Iremos trabalhar duro neste ano de 2013, nesse ritmo de construção de aprendizado, conhecimento e troca de experiências”, afirmou.

AÇÕES - Desde janeiro último, a Secretaria de Educação do Recife garantiu a reforma de 26 escolas, inaugurou a Escola Municipal Dona Luci Silva Lima, na Imbiribeira, e lançou a ordem de serviço para construir novas sedes para as escolas municipais Professor João Francisco de Souza, na UR 7 Várzea, e Jardim Monte Verde, no bairro da Cohab. A secretaria também abriu concorrência para a recuperação de todas as 321 unidades de ensino da rede, totalizando R$ 15 milhões em investimento ao longo de 365 dias, a contar da contratação das empresas vencedoras da licitação. A abertura das propostas será no dia 4 de abril.