NOTÍCIAS

Administração | 26.03.15 - 16h41

Recife Participa inicia rodada de plenárias com encontros na Bomba do Hemetério e Ibura

Nesta quinta-feira (26) o programa chega à Areias e Santo Amaro. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

Aproximadamente 500 pessoas participaram das primeiras plenárias do Fórum Microrregional 2015 do Recife Participa, na noite desta quinta-feira (26). A Prefeitura do Recife foi à Bomba do Hemetério e ao Ibura para ouvir da população quais são as prioridades das pessoas para aplicação dos recursos em Habitação e Educação, respectivamente. Os encontros marcaram o início do ciclo que até o dia 16 de abril vai percorrer as 18 Microrregiões da cidade, discutindo os temas prioritários eleitos pela população.

"Este é um momento em que nós estamos aqui ouvindo a pessoa, para saber quais são seus anseios, suas necessidades e ter condições de saber melhor como gastar o dinheiro público. Essa é uma determinação do prefeito Geraldo Julio, fazer mais, com menos e ouvindo a população para fazer direito", explicou o secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes.

Nas plenárias, os cidadãos puderam dialogar diretamente com o secretariado da Prefeitura do Recife, que pôde apresentar algumas das ações já feitas e outras que estão planejadas para suas áreas, mas, principalmente, ouvir e responder os anseios da população. Na Bomba do Hemetério, o secretário de Habitação do Recife, Carlos Ferreira, fez a apresentação Habitação de Interesse Social, que mostra os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria e o novo padrão de qualidade estabelecido pela Prefeitura do Recife para as unidades habitacionais que são entregues à população. Também estiveram presentes o secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa e o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Cássio Sinomar.

"É muito bom participar de um momento como esse, vamos continuar nesta luta. O Recife é a cidade que tem o maior movimento popular do Brasil e precisamos permanecer na luta", valorizou Raphael Correia, morador de Água Fria. "A Prefeitura precisa fazer um grande pacto pela Habitação e trabalhar principalmente nas encostas. A RPA 2 precisa muito de atenção nas encostas", avaliou Raphael.

ZONA SUL - Já no Ibura, o tema da plenária foi Educação. Os 135 moradores do Ibura que participaram da discussão solicitaram serviços nas escolas da região e pediram a construção de mais creches e escolas na área. "Temos creches muito boas no Ibura, mas a demanda é muito grande. Muitas mães aqui querem trabalhar e precisam de um lugar para deixar os filhos", relatou Lucas Estevão.

O secretário de Educação anotou o pedido e explicou que a área é uma das que mais recebe investimentos da Prefeitura do Recife. O bairro conta com mais de 30 escolas, creches e creches-escolas. Ainda este ano, serão inauguradas no Ibura a Creche-escola da UR-05 e a nova sede da Escola Municipal Jardim Monte Verde. Em 2014, o prefeito Geraldo Julio inaugurou a Creche-escola Oito de Março.

Jorge Vieira aproveitou a oportunidade para dar informações sobre o andamento das obras na área e garantiu que a equipe da Secretaria vai visitar as escolas citadas pela comunidade, nos próximos dias, para verificar os problemas informados e tomar as devidas providências. "Concordamos que precisamos melhorar a educação. Sei que a situação de muitas escolas é difícil porque recebemos uma rede em situação bastante precária, mas temos nos dedicado a trabalhar pela melhoria das escolas e creches de domingo a domingo. Nos foi dada a missão de transformar a educação do município e nós vamos fazer isso. Uma prova do quanto valorizamos a área é o investimento de mais de R$ 130 milhões que fizemos nos últimos dois anos. O valor é maior que a soma dos investimentos na área nos últimos 12 anos", afirmou o secretário.

Estiveram presentes ainda no Ibura, o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, junto com os secretários-executivos e gerentes da pasta; a secretária da Mulher, Elizabeth Godinho, além dos secretários-executivos Hermes Delgado, de Governo e Participação Social, Warlindo Carneiro, de Esportes, e Darlan Sampaio, de Juventude e Qualificação Profissional.

O Fórum Microrregional segue com plenárias nos próximos dias. Nesta quinta-feira, chegará à Areias, com o tema Pavimentação para a MR 5.2 (Areias, Caçote, Estância e Jiquiá). O Outro encontro da noite será em Santo Amaro, para discutir Educação para a Microrregião 1.1 (Bairro do Recife e Santo Amaro). Sempre às 19h.