NOTÍCIAS

Cultura | 26.04.12 - 18h58

Emlurb comemora 33 anos de Limpeza e Manutenção na Cidade

[caption id="attachment_17235" align="alignleft" width="334" caption="Os funcionários da Emplurb celebraram os 33 anos da empresa responsável pela limpeza e manutenção do Recife. Foto: Irandi Souza"][/caption]

Nesta quinta-feira (26), os servidores da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) contaram com um motivo especial para uma pausa no horário do expediente. Foi a comemoração do 33º aniversário do órgão, que reuniu boa parte dos seus 2 mil funcionários, na sede da empresa.

Durante o ato, o secretário de serviços públicos e presidente da Emlurb, Eduardo Vital, destacou os principais trabalhos realizados diariamente pela equipe. “Podemos pontuar as ações executadas diariamente pelas ruas da cidade, e que são de extrema importância. Durante esses 33 anos, a Emlurb vem ganhando mais responsabilidade. Hoje temos obras de recapeamento avançando, mais de 100 áreas de lazer sendo revitalizadas. É um trabalho diário, que executamos com muito compromisso e seriedade com a população”, concluiu Vital.

Criada em 26 de abril de 1979, a Emlurb é responsável por diversos serviços essenciais como coleta e tratamento de lixo, iluminação de ruas e sepultamentos em cemitérios públicos. O órgão, na época, foi batizado como Empresa de Obras da Cidade do Recife e acumulou as funções de limpeza e manutenção urbana. Somente no início da década de 90, a Empresa ganhou o nome atual.

Após o discurso, é chegada a hora de cantar parabéns, seguido do corte do bolo. Para a funcionária Maria das Graças Lopes todo o trabalho e dedicação vale a pena quando repensamos na importância do serviço para a cidade. “É sempre bom reafirmar nosso compromisso com o trabalho. Esse momento também nos proporciona festejar na nossa segunda casa e com nossos colegas”, falou a assistente de serviço, que atua na Emlurb desde o ano de fundação.

A Emlurb é vinculada à Secretaria de Serviços Públicos e conta com mais de 2 mil servidores e outros milhares de funcionários ligados a prestadoras de serviços. Além dos serviços essenciais, a instituição cuida da arborização, conservação de ruas, praças, pontes, monumentos e escadarias, ações ambientais, limpeza de canais e galerias, entre outras tarefas do intenso cotidiano de uma metrópole.