Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 26.04.16 - 15h57

Secretaria de Educação premia escolas que se destacaram no Saepe 2015

img_alt

Rede municipal de ensino do Recife teve seu maior crescimento na série histórica do Saepe, que avalia os alunos do 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A Secretaria de Educação do Recife premiou, na manhã desta terça-feira (26), as 40 escolas da rede municipal de ensino que obtiveram os melhores resultados no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe). Os certificados de mérito foram entregues também às unidades que conseguiram bons níveis de evolução e participação na avaliação. A premiação aconteceu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, com a presença do secretário municipal de Educação, Jorge Vieira, e do ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares.

Em 2015, a rede municipal obteve seu maior crescimento na série histórica do Saepe, que avalia os alunos do 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Português e Matemática. "O resultado foi importante e prova que nosso trabalho está seguindo na direção correta. O mérito é principalmente dos professores, gestores e de todos os profissionais que se dedicam no dia-a-dia das escolas", avaliou o secretário Jorge Vieira. Os resultados mostram melhorias na média de proficiência em todos os anos avaliados, gerando os maiores resultados numéricos da rede municipal desde que o Saepe foi implantado, em 2008.

Na ocasião, o professor José Francisco Soares fez uma palestra em que ressaltou a importância dos instrumentos de avaliação e monitoramento. "Os indicadores não nos oprimem. Pelo contrário, eles nos libertam e nos mostram o rumo em que devemos caminhar. O mais importante nos dados do Saepe é saber que as crianças aprenderam mais o que eles precisam para a vida", afirmou o especialista, pós-doutor em Educação pela Universidade de Michigan. De acordo com ele, o aprendizado é um direito e a melhoria nos índices é a expressão concreta do atendimento a esse direito.


"HOMENAGEM" - A Escola Municipal da Mangabeira foi premiada por ter um dos melhores desempenhos da rede em relação aos 3º anos do Ensino Fundamental. "Esse certificado é uma homenagem a toda a equipe da escola. Agradecemos o apoio da Secretaria de Educação, que sempre atende nossos pedidos. Notamos o crescimento dos alunos e o aumento do gosto pela leitura", destaca a técnica pedagógica Carolina Leitão, que representou a direção da escola na cerimônia.

"Não se consegue um resultado como esse em apenas um ano, e sim com um trabalho contínuo. Nossos alunos entram no grupo 4 e seguem até o fim do Ensino Fundamental. Vale ressaltar também a importância de ter professores efetivos na unidade, para que haja continuidade nas ações", afirma a vice-gestora da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, Erica Carvalho. A unidade foi premiada por seus bons resultados nos 9º anos.


BALANÇO - Nos três primeiros anos da atual gestão, já foram investidos mais de R$ 156 milhões em educação, valor 50% maior que a soma dos investimentos na área nos 12 anos das administrações anteriores. As melhorias no Saepe resultam, também, de uma série de medidas tomadas pela administração municipal, como o monitoramento constante das unidades educacionais, agora com coordenadores pedagógicos em 90% delas; o desenvolvimento de uma política de formação com foco nas principais necessidades da rede municipal, a implantação da Política de Ensino, que é a unificação do currículo para toda a rede, e o incentivo à produção científica de estudantes e professores, estimulados pelo uso de tecnologia, como aulas de robótica e distribuição de tablets.

 

CONFIRA AQUI O RESULTADO DO SAEPE 2015